Pós Graduação na Argentina

A palavra Argentina nos remete ao tango, a Buenos Aires e, para alguns, até ao doce de leite. Mas não é só o entretenimento que destaca o país: a educação é um dos cartões de visitas dos hermanos, que colecionam nada menos do que cinco prêmios Nobel, já falamos aqui no Blog sobre como fazer um doutorado na Argentina e também um mestrado na argentina. Fazer uma pós-graduação na Argentina é uma excelente opção que contribuirá para ampliar o conhecimento, ser bem visto no mercado de trabalho e dominar uma língua estrangeira pertinente a esse mercado: o espanhol, que é a segunda língua mais falada no mundo.

Uma pós-graduação no exterior é bem vista não só no mercado como também pelos estudantes, uma vez que enriquece o currículo e amplia a experiência acadêmica e pessoal da pessoa, além é claro de contribuir para a formação profissional do acadêmico. E na Argentina é possível encontrar diferentes opções de cursos nas mais variadas cidades. São instituições de ensino de qualidade e que podem ser estatais ou privadas, dependendo do local e da área do conhecimento. E o processo de seleção para ingressar em universidades argentinas não inclui o vestibular.

Por que fazer uma pós na Argentina

A educação na Argentina é considerada uma das melhores, se não a melhor, da América Latina. O país já recebeu, inclusive, prêmios importantíssimos por pesquisas em Medicina e Química. É o único país da América do Sul com cinco Prêmios Nobel em áreas do conhecimento.  Isso faz a Argentina atrair cada vez mais brasileiros em busca do sonhado diploma do ensino superior. Tanto de graduação quanto de pós-graduação, pode-se dizer.

Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado têm feito os olhos dos brasileiros brilharem. Pós-graduação na Argentina se tornou a oportunidade de se atualizar em áreas modernas aproveitando um país rico em turismo, trocando experiências, aprimorando o espanhol e descobrindo programas de estudos diversificados.
A propósito, os programas de pós-graduação da Argentina permitem que você faça o curso integralmente no país ou em parceria com uma universidade no Brasil, onde parte do curso é realizado à distância e outra parte presencialmente.

A Universidade de Buenos Aires (UBA), uma das principais da Argentina, possui uma grande oferta de cursos de mestrado e doutorado, assim como de cursos de duração menor, como especialização. Com vistas a facilitar os estudos em pós-graduação, algumas universidades argentinas lançaram cursos em formato intensivo. A depender da instituição escolhida e também do programa, você ainda pode ter a sorte de encontrar uma que tenha alojamento, reduzindo o seu custo para estudar no país.

Quanto Custa Pós Graduação Argentina

Todos os cursos de pós-graduação na Argentina são pagos, mesmo os de universidade pública, mas não há motivos para se alarmar: o preço para estudar na Argentina é menor do que no Brasil. É claro que em questões financeiras é preciso levar em conta o custo de vida em outro país, estadia, alimentação, transporte e lazer. Porém, o investimento, além de não ser tão caro, retorna ao estudante como aprendizado em vários aspectos, entre eles com a maturidade e, sobretudo, com um elemento de destaque no currículo. (leia nosso artigo sobre como estudar na Argentina).posgraduacaoargentina0

Para os que pretendem fazer a pós um ponto deve ser levado em consideração: é preciso ter visto para a permanência do país – e esse documento dura apenas um ano, com possibilidade de renovação posterior.

Os cursos oferecidos são muito bons e com professores extremamente capacitados, mas não pense que só porque você é de outro país eles irão pegar mais leve. É de suma importância que o aluno já tenha um conhecimento prévio do espanhol e que continue estudando firme, tanto o curso quanto a língua, para conseguir acompanhar as aulas.

As despesas com moradia no país vizinho também são baixas, em relação ao nosso, já que algumas universidades na Argentina oferecem dormitórios, quartos ou residências; mesmo as que não oferecem o espaço disponibilizam aos alunos diferentes opções para que eles escolham o melhor jeito de residir enquanto cursa a pós graduação.

Onde fazer Pós Graduação na Argentina

uba argentina

 UBA (Universidad de Buenos Aires) é uma universidade muito conhecida pelo ensino de qualidade e tem onze opções de curso de pós-graduação. Além dela, temos ainda a:

ucaargentina

UCA (Pontifícia Universidad Católica), e a:

usal

Universidad del Salvador.

Aos que se dispõem a mudar para a Argentina, mais uma vez garantimos que não é difícil conseguir hospedagem. Mas para os que não querem sair do seu país, a Universidade Nacional de Córdoba possui cursos de pós-graduação à distância. É claro que essa pode ser uma solução mais fácil para muitas pessoas, por não tirá-las de sua zona de conforto e garantir um ensino de qualidade. Porém, a experiência de viver em outro país acrescenta muito, tanto na formação profissional quanto na pessoal. Fora do país é possível encontrar novas e diferentes oportunidades. Além disso, na universidade o estudante possui um contato direto com as outras pessoas, podendo haver troca de experiências, discussões, pode-se criar novas amizades e, é claro, praticar o espanhol.

Se você for para a Argentina fazer um curso de pós-graduação voltará falando espanhol com mais fluência, terá domínio da língua e carregará no currículo um enorme diferencial acadêmico em relação às pessoas que permaneceram no Brasil. Ou seja: a experiência vale o investimento.

Pós graduação na Argentina é valida no Brasil

O curso de pós-graduação realizado na Argentina não é reconhecido pela Capes no Brasil. Por isso, o formado precisa validar seu certificado no país logo que conclui sua pós-graduação. A equivalência do diploma pode ser requerida principalmente se a pós não foi feita em parceira (sanduíche) com uma instituição de ensino brasileira.

O ideal é que essa equivalência seja iniciada antes do curso ser concluído. Assim, a requisição de documentos na universidade argentina é mais facilitada. É só entrar em contato com algumas das principais universidades federais do Brasil (USP, UNB, UFRGS, UFMT, UFGO, UFPA, UFAC, UFBA, UFCE e outras) com os documentos em mãos, que são: diploma, histórico escolar, grade curricular, ementa de cada disciplina, certificado de presença em aulas, cópia da tese, da ata de defesa; eles precisam ser validados pela Secretaria Regional de Educação da Argentina, pelo Ministério da Educação e reconhecido no Consulado do Brasil na Argentina.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *