Vantagens e desvantagens do ensino médio à distância

O ensino à distância é uma oportunidade ímpar para quem deseja concluir um nível de ensino e não pode fazer por vários motivos. Dentre eles o atraso nos estudos, a necessidade de trabalhar e não conseguir conciliar horários, além do deslocamento. Em contrapartida, o mercado tem exigido cada vez mais formação e qualificação de indivíduos, fazendo com que as pessoas corram para encontrarem novas formas de prosseguirem estudos sem comprometer outros rendimentos.

ensinomedio98

O Ensino médio a distância já enfrentou muito preconceito, mas hoje tem crescido também em função de sua credibilidade. De acordo com uma pesquisa realizada, em 2014, pelo IBOPE e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou-se que 79% dos brasileiros com idade superior a 16 anos acreditam que a modalidade à distância é uma solução para a formação educacional das pessoas.

Sendo o ensino médio um requisito muito importante até para cursos técnicos, realizá-lo por método EAD tem sido um caminho facilitador. Além disso, com a abertura de concursos públicos e novas possibilidades de ingresso ao ensino superior, fazer ensino médio à distância permite o aumento do valor competitivo do mercado profissional.

ensinomediodistancia54

A opção da formação presencial exige dedicação de três anos, ou seja, carga horária de 800 horas e cerca de 200 dias letivos. Já o ensino médio por meio do EAD é regulamentado como Educação para Jovens e Adultos (EJA), sendo que a duração mínima é 1.200 horas ou de 18 meses. A idade mínima para a realização do EJA com mediação do EAD é a mesma estabelecida para o EJA presencial, ou seja, 18 anos. Para se inscrever na modalidade, o educando passa por

Como funciona o ensino médio a distância?

Assim como o ensino presencial, o ensino médio à distância exige dedicação. Por meio do método EAD, é possível que o indivíduo desenvolva das atividades de acordo com a disponibilidade, independente do local. Uma vantagem bastante importante é que especialistas já alertaram que o método mantém a qualidade do ensino presencial, permitindo concorrência igual a vagas de emprego e a seletivos para o ensino superior.

Algumas instituições possibilitam a realização de cursos profissionalizantes concomitante a realização do ensino médio à distância, favorecendo quem deseja concluir a etapa e correr atrás de oportunidades de trabalho.

O diploma de ensino médio à distância também permite que o estudante participe do Exame Nacional de Ensino Médio – Enem (confira nosso artigo sobre quem pode fazer o Enem). Ou seja, ao se formar no nível médio EAD, a pessoa tem as mesmas oportunidades que aquelas que conquistaram o diploma de nível médio presencial. Saiba como tirar o Certificado de Ensino Médio pelo Enem.

Quais as desvantagens do ensino médio a distância?

As desvantagens do ensino médio à distância estão mais relacionadas à sociabilidade durante o curso. Algumas pessoas encontram barreira em dar continuidade aos estudos, mesmo à distância, por se sentirem desestimuladas ao estudarem sozinhas. Por isso que o método exige dedicação e, principalmente, disciplina por parte do estudante. Mesmo que algumas instituições realizem interações via videoconferência ou etapas presenciais, como provas e seminários, os bate-papos virtuais não são tão bem aproveitados pelos formandos. Por isso que, na hora de optar pelo EAD, é importante não olhar apenas pelo viés da facilidade em estudar no seu próprio horário. É imprescindível que o estudante se comprometa para que o ensino valha a pena.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *