Como garantir bolsa de mestrado?

Receber para estudar. Esse é um sonho de muitos acadêmicos. Com uma carga horária bastante pesada na pós-graduação, pode ser difícil conciliar estudos e emprego. A vida de um mestrando, por exemplo, é composta de apenas 24 meses para fazer disciplinas, elaborar projeto, desenvolver dissertação, frequentar eventos acadêmicos, produzir artigos, participar de seminários etc.

Por isso, a bolsa de estudos para mestrado é tão importante. Ao passo que o estudante contribui com inovações em pesquisas científicas brasileiras e se dedica à consolidação de programas de pós-graduação, ele também se torna um pesquisador profissional e merece ser recompensado como tal. E esse é o papel da bolsa de estudos.

O que é bolsa de estudos para mestrado?

A bolsa de estudos para mestrado é um auxílio financeiro concedido a estudantes de mestrado que tenham atendido a pré-requisitos básicos de determinada fomentadora científica. O auxílio pode ser dado em forma de desconto em mensalidade de programa de pós-graduação em faculdade privada ou como benefício integral na conta bancária do estudante para que o mesmo arque com as necessidades estudantis enquanto estiver regularmente matriculado no mestrado.

bolsa de mestrado

De onde vêm as bolsas de mestrado

As bolsas de mestrado são concedidas via agências fomentadoras de pesquisa e inovação. No Brasil, existem pelo menos três caminhos tradicionais para obtenção de bolsas de estudos: Capes, CNPq e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPs).

A Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, é uma instituição pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, é uma financiadora vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Já as FAPs estão ligadas aos seus respectivos governos estaduais.

Como obter bolsa de Mestrado

Bolsa de mestrado pode ser solicitada pelo estudante logo que ele se matricular no programa de mestrado da faculdade privada ou pública para onde ele foi selecionado. Essa solicitação pode ser feita na secretaria do programa, que recebe bolsas de estudos de fomentadoras ou diretamente nas financiadoras de fomento de pesquisa.

Bolsa mestrado capes

É bom ficar antenado às áreas de pesquisa que estão recebendo mais investimento a cada ano, pois o número de bolsas por instituição é limitado e depende também de conceito, nota e evolução do programa no MEC.

Cada fomentadora possui regras específicas para concessão e manutenção de bolsas de mestrado, mas as principais são: estar devidamente matriculado em um curso de mestrado e não possuir vínculo empregatício.

Algumas regras variam de uma agência para outra, como: prazo de publicação da dissertação, frequência às disciplinas do curso, quantidade de publicação acadêmica, desempenho acadêmico.

Valores da bolsa de estudos para mestrado

O valor de uma bolsa de mestrado no Brasil não é muito alto e isso gera várias discussões no meio acadêmico, haja vista que para ter uma é necessário dedicação exclusiva e nenhum vínculo empregatício.

Mestrandos com bolsa de Capes e CNPq hoje recebem R$ 1.500,00. Já o valor da bolsa das FAPs varia de estado para estado podendo chegar até pouco mais de R$ 1.600,00.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *