Quem pode fazer o Enem?

O Enem hoje em dia é a porta de entrada para muitos estudantes para o curso de nível superior, visto que o mesmo vem oferecendo bastante oportunidades para os brasileiros e isso acaba sendo um fator de suma importância. Durante os últimos anos o Enem começou a se tornar bastante competitivo, pois a cada dia mais universidades substituem o vestibular pelo Enem, usando o sisu para isso. (Saiba como funciona o SISU)

Como não poderia ser diferente, as instituições públicas conhecidas acabam tendo maior concorrência em relação a aquisição de cursos por pontuação do Enem, justamente porque o aluno que consegue formar em uma instituição pública, acaba sendo mais respeitado dentro do mercado de trabalho, e em muitos dos casos porque o aluno em questão acredita que adquirir uma bolsa junto a uma universidade pública é mais fácil do que em uma universidade privada.

enemdicas

 

Quem pode fazer o enem?

O Enem é destinado a concluintes do ensino médio, egressos de anos anteriores e a quem tem mais de 18 anos e não concluiu o ensino médio e pretende obter essa certificação. Quem já concluiu alguma graduação ou mesmo uma pós-graduação, também podem prestar o exame. O grande objetivo, de acordo com o MEC, é a democratização do acesso ao ensino superior.enemparticipar

Mas vale ressaltar que em ambos os casos o Enem consegue oferecer bolsas, desde que o aluno tenha uma boa pontuação e consiga fazer sua inscrição em programas como o ProUni e Sisu. Porém mesmo sendo um programa já bastante conhecido, o Enem ainda causa bastante duvidas em relação a sua forma de funcionamento, sendo que muitas pessoas ainda não sabem como a mesma funciona e quem pode participar. Na realidade qualquer pessoa pode participar, sendo tanto para pessoas que já tem um curso de nível superior completo ou incompleto, quanto para pessoas que já terminaram ou estão terminando seu curso do ensino médio. O mesmo funciona igualmente para todos, sendo que o principal intuito é manter a qualidade e os benefícios aos brasileiros.

Os interessados em participar do Enem devem aguardar o período de inscrição para poder fazer seu cadastro. Lembrando que somente após o período de cadastro o candidato deve fazer sua inscrição, e assim aguardar a data e local para fazer sua prova.

ENEM para Gestantes, Idosos, Estudantes no Hospital

Incluem-se ainda no grupo das pessoas que podem prestar o ENEM, os candidatos sabatistas, gestantes, lactantes, idosos ou estudantes no hospital. No caso das candidatas lactantes que têm de amamentar durante a realização da prova, elas são acompanhados de algum responsável pela guarda da criança em sala reservada no intervalo de realização da prova.

Já os chamados estudantes em classe hospitalar, aqueles que recebem aulas no hospital, em situação de tratamento de saúde, também podem fazer a prova, já os sabatistas, basta que eles informem sua condição de guardar os sábados na hora da inscrição e terem o direito a um dia alternativo para a prova do ENEM. Candidatos estrangeiros com CPF e RG também fazem a prova do ENEM.

Como é estruturado o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é dividido em duas provas de noventa questões cada. As provas acontecem uma por dia, sábado (dia 8) e domingo (dia 9). São destinadas quatro horas e trinta minutos para a primeira prova e cinco horas e trinta minutos para a segunda prova. A diferença de tempo ocorre, porque no domingo o candidato precisa fazer uma redação que possui alto peso na nota final.

atrasadosdoenem

Quem chegar atrasado pode fazer o Enem?

Não. Todo ano a mídia mostra os “atrasados do Enem”, pessoas que chegaram segundos ou minutos depois de os portões se fecharem e não conseguem fazer a prova. A regra é bem rígida e para evitar contratempos é importante chegar bem antes no local da prova, entrando assim que abrirem os portões. Verificar o local de prova e sala onde fará o exame também evita que o candidato perca o Enem.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *