Intercâmbio na Suécia – Informações e Dicas

Você já deve conhecer a fama da Suécia por ter pessoas muito bonitas. Ou por produzir boas vodcas. Mas, embora esses sejam dois carros-chefe de dar inveja a qualquer país europeu, as qualidades do país não param por aí. E você pode descobrir tudo o que ele tem a oferecer de bom caso escolha fazer um intercâmbio na Suécia.

Brasileiros na Suécia, quando no verão, se adaptam muito bem ao tempo, já que o país, que faz fronteira com Dinamarca, Finlândia e Noruega, tem verões que superam os 30oC – contudo o inverno de lá, claro, é bem mais rigoroso do que o daqui, uma vez que comumente tem temperaturas abaixo de 0oC e neve, especialmente na região norte do país. Inclusive é bom lembrar que os invernos suecos são longos: a neve pode passar mais de 100 dias presente na paisagem do país, que é repleta de lagos e rios. Se você não curtir climas frios, a dica é marcar a viagem para quando o inverno já estiver em tempo de acabar.

intercambio-na-suecia

Informações Intercâmbio na Suécia

O destino é indicado para quem estuda processos industriais e tecnológicos, já que o solo sueco é fértil em ideias e super desenvolvido no quesito “produtos e soluções inovadoras”. Não por acaso muitas startups, em processo de incubação, passam um tempo no país, que já recebeu nada menos que sete prêmios Nobel de Literatura. Inclusive, a quem interessar possa, é sueco o criador do prêmio, o inventor Alfred Nobel.

Quem pretende fazer intercâmbio na Suécia com hospedagem em casa de família encontra lares com famílias pequenas, embora o divórcio – e a chance de se casar diversas vezes, aumentando a prole – seja algo bastante comum no país. Se essa casa tiver crianças e adolescentes, é bem capaz que o hóspede se sinta mordido pela paixão que os suecos têm pelos esportes, e comece logo a praticar algum. A qualidade de vida do país se dá muito ao hábito saudável que os suecos têm de movimentar o corpo em esportes individuais ou coletivos; os preferidos de lá são futebol, esqui, tênis, golfe, natação e hóquei no gelo. Isso significa que não tem como achar desculpas para não se exercitar enquanto estiver por lá. (E isso é algo que você vai precisar, se quiser acompanhar o ritmo da cozinha sueca e das tradições alcoólicas, como a já citada vodka.)

suecia-mapa

Fazer intercâmbio na Suécia também é chance certa de viver uma cultura em constante efervescência, já que idas a concertos, teatros e eventos culturais em geral são alguns dos principais hobbies do país. Além disso, a observação de aves, a pesca e as trilhas são uma forma que os suecos encontram de estar em contato com a natureza, fortalecendo ainda mais sua veia cultural ligada ao meio ambiente.

Como em todo intercâmbio, você volta da Suécia com muita experiência. Mas poucos lugares do mundo vão te deixar com a boa impressão – e a injeção cultural de ânimo – que a Suécia costuma causar naqueles que a visitam.

Algumas informações importantes sobre a Suécia:

Moeda: Coroa Sueca
Idioma: Sueco
Fuso Horário: UTC +1, ou seja, 5 horas a frente do horário de Brasília.
Comida Típica: Almôndegas com batata cozida, molho castanho.
Consulado geral da Suécia: SES, Avenida das Nações, Qd 807, Lt 29 Brasília – DF

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *