Mestrado Profissional á Distância

A especialização é um sonho da maioria dos bacharéis brasileiros, mas nem sempre existe o ativo mais importante para cumprir essa etapa da vida: tempo. Quem sai da universidade direto para o mercado de trabalho se depara com duas impossibilidades que acabam, sempre, adiando a ideia do mestrado. A primeira é que, se não for feito em universidades públicas, ele pode ser muito caro – enquanto que, se feito nas públicas, exige dedicação total aos estudos.

A segunda é que, para quem já está no mercado de trabalho, é exigida uma especialização mais prática do que teórica, com viés apenas acadêmico. Mas, para isso, a alternativa é o Mestrado Profissional, uma espécie de mestrado que é bem mais voltado para a área prática de qualquer linha de pesquisa do que, efetivamente, para sua teoria – como um programa de MBA (Master Business Admnistration). A diferença é que, no Mestrado Profissional, muito mais áreas são contempladas.

O Mestrado Profissional é voltado mais para quem já está na área acadêmica, sendo parte de corpos docentes em instituições de ensino, principalmente públicas. Nesse caso, a prática é mais valorizada do que o aprender em livros e fazer provas, e isso significa que, de um jeito ou de outro, o aluno do curso vai estar sempre estudando, mesmo sem perceber. Atualmente, mais de 500 instituições promovem esse tipo de pós-graduação no país.

emec-mestrados
Faça a busca pela instituição pelo E-mec http://emec.mec.gov.br/

E aí é que vem a grande sacada: no Brasil é possível fazer Mestrado Profissional à distância, o que acaba resolvendo tanto o problema de direcionamento do estudante quanto seu problema de tempo, uma vez que os cursos à distância podem se adaptar melhor à rotina de cada um, fazendo com que o tempo seja um ativo da escolha de cada aluno.

Uma das universidades brasileiras que mais oferta esse tipo de curso é a UAB, Universidade Aberta do Brasil, que tem como principal foco a carreira docente. Com “sede” na internet, a universidade sistematiza cursos que podem ser feitos tanto totalmente à distância quanto semipresenciais, onde o aluno precisa ir algumas vezes ao curso. O primeiro Mestrado Profissional à distância da UAB, em matemática, foi um sucesso, e fez com que a rede expandisse ainda mais seu leque de opções: atualmente, professores de escolas públicas buscando esse tipo de qualificação também podem optar pelo mestrado no ensino de artes e História.

Quem faz Mestrado Profissional na UAB, que foi criada em 2007, ganha um auxílio mensal de R$1,5 mil para ajudar no tempo livre de estudos. Assim como nas universidades públicas, mesmo que na modalidade à distância, é bom que o aluno possa se dedicar o máximo possível apenas à atividade de acompanhar as aulas. Com a bolsa, é mais fácil gerar essa exclusividade, já que os alunos não procurariam por horas extras ou trabalhos secundários para complementar a renda. A Universidade Aberta Brasileira conta com parcerias no Brasil inteiro e tem polos de coordenação espalhados por todo o país, para suporte de alunos e sede de aulas presenciais que ocorrem uma ou duas vezes na semana, dependendo da modalidade do curso.

6 Comments

  1. ELIANA MENDES S.SOUZA October 20, 2015
  2. Manoel Messias Lima Ramalho February 22, 2016
  3. Fulvia June 9, 2016
  4. José Enéas Dias da Silva June 9, 2016
  5. longuinha dos santos rezende June 17, 2016
  6. Mirlayne A. Fernandes January 4, 2017

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *