Certificado de ensino médio pelo Enem

Para os estudantes que não tiveram o Ensino Médio completo por qualquer motivo na sua vida é possível se solicitar ao IFSC um certificado específico de conclusão deste nível de ensino, levando isto com uma base nos vários resultados do Exame Nacional do Ensino Médio do Enem. Se você está interessado em fazer este processo confira a seguir como é feita a solicitação.

Como fazer a solicitação do certificado de ensino médio pelo Enem:

Fui aprovado, e agora? O que fazer?

Esta certificação deverá sempre ser solicitada levando em conta os resultados do Enem que foi realizado durante os anos de 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013, 2014 assim é possível se juntar todos os resultados de aprovação de dois ou mais anos se for necessário fazer.

A solicitação para os interessados em obter uma certificação deverão a requerer na Coordenadoria de Registros Acadêmicos de algum dos campus das escolas participantes, devendo preencher um formulário específico para está finalidade.

certificadoendinomedioenem1Os usuários que estiverem interessados em contar com esta certificação deverão atender as seguintes regras a seguir: Primeiramente é necessário ter atingido um equivalente a no mínimo 450 pontos em cada uma das áreas existentes de conhecimento, e também ter atingido um equivalente a 500 pontos na redação no mínimo.

É fundamental que o candidato tenha no mínimo 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem e respeitando a legislação o direito dos menores que são emancipados não se aplica na prestação de exames de ordem supletiva. Com isto participantes que são emancipados não podem solicitar a sua certificação.

O prazo de recebimento do certificado deverá ser de até 60 dias corridos, estes contados a partir da data de recebimento devem acontecer em até 60 dias corridos. Além disto no ato da retirada é obrigatória toda a apresentação de documentos de identidade além da comprovação de recebimento do mesmo. A certificação em via de regra poderá ser solicitada durante qualquer época do ano.

Para quem não for aprovado em todas as áreas existentes de conhecimento do Enem apesar de não obter direito ao Certificado de conclusão do ensino médio, é possível se solicitar a instituição uma declaração parcial de proficiência que tem um período de pelo menos 30 dias para ficar pronta. Esta declaração serve como um provisório para utilização da aprovação no ensino médio.

Documentos necessários para fazer a solicitação:

• Carteira de identidade e CPF (cópias e originais);
• Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia);
• Comprovante de endereço com CEP (cópia);
• Boletim individual de resultados expedidos pelo INEP referentes ao último Enem (cópia);
• Declaração individual, devidamente assinada, que ateste não haver concluído o Ensino Médio (expedido na hora pela instituição certificadora);
• Declaração individual, devidamente assinada, que autorize a utilização do resultado do Enem (expedido na hora pela instituição certificadora).

Como solicitar certificado do Ensino Médio com ENEM

O interessado em obter o diploma do ensino médio deve procurar a instituição certificadora que escolheu no ato de inscrição do Enem, para solicitar o certificado. As instituições certificadoras só aceitam as notas do último Enem realizado, ou seja, quem pretende obter o diploma em 2016 deve mostrar os resultados do Enem 2015. No caso de outras edições do Enem, ligue no 0800 616161 ou procure a Secretaria de Educação da sua cidade ou Estado.

Para fazer a solicitação é necessário se apresentar originais e cópias de alguns documentos, como por exemplo: Extratos de desempenho do Enem, documento de identidade original. Cpf e certidão de nascimento ou ainda certidão de casamento.

Enquanto que os usuários aguardam a sua certificação necessária toda a Coordenadoria de Registros tem um prazo de pelo menos 72 horas para fornecer uma declaração que funcione como provisória de conclusão do ensino médio, o que terá o mesmo efeito legal do certificado de conclusão do ensino médio.

4 Comments

  1. isabella a November 23, 2014
  2. Enya Rolim October 8, 2015
  3. monica March 20, 2016
  4. monica March 20, 2016

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *