Mestrado à Distância – Dicas e Preços

Com muitas possibilidades de escolha na hora de percorrer um novo caminho acadêmico o profissional que deseja alcançar patamares mais altos na carreira tem um leque cada vez maior de opções. O mercado de trabalho exige constante aprendizado das pessoas e por issoquanto mais qualificado for o candidato, maiores serão suas chances na disputa contra seus concorrentes. Mas se o mercado está cada vez mais tirano, em contrapartida as possibilidades para adquirir mais conhecimento crescem constantemente, principalmente porque os cursos estão mais acessíveis que antigamente. Já falamos aqui no blog sobre como fazer um mestrado EAD ou um Mestrado online.

mestradoadistanciapreco

Mestrado a Distância

Quem tem um mestrado é mais valorizado na hora do processo seletivo em uma empresa, já que o título de mestre é um diferencial, principalmente em carreira acadêmica. Por motivo de horários inflexíveis ou localidade onde moram, muitas pessoas optam por fazer o mestrado à distância – um serviço cuja demanda só faz crescer, consequentemente, o número de instituições de ensino que oferecem esse tipo de curso. Você também pode optar por fazer um mestrado profissional a distância.

A maior vantagem para quem vai fazer o mestrado à distância é poder conciliar a correria de um dia de trabalho com o programa de estudo complementar, podendo assim concluir sua formação com mais tranquilidade e conforto, e tendo tudo a seu tempo. Com a flexibilidade de horário disposta nos cursos à distância, a escolha por cumprir as atividades do mestrado é o aluno, de acordo com suas possibilidades de estudo – uma restrição que atinge principalmente quem trabalha durante o dia e ainda cursa o mestrado durante à noite.

mestradoadistancia76

Como escolher um mestrado a distância

O processo na escolha do mestrado é um dos mais importantes passos na vida acadêmica do aluno, que não pode se limitar a escolher qualquer instituição de ensino que esteja, no momento, ofertando o curso. É preciso avaliar com critério grade curricular, corpo docente e demais diferenciais de cada instituição antes de fechar uma única possibilidade. Além de saber discursar sobre a área de ensino escolhida, o aluno também deve ter domínio sobre, pelo menos, uma língua estrangeira. E, no caso do mestrado à distância, algumas universidades podem solicitar também que algumas aulas sejam presencias, para apresentação de trabalho ou encontro com professores e outros alunos. Uma boa opção também é optar pelo mestrado a distância reconhecido pelo Mec.

Assim como em um modelo tradicional de corrida pelo mestrado, o candidato deverá passar por um processo seletivo para concorrer à vaga. E, caso passe, deverá apresentar uma série de documentos junto à instituição escolhida, praticamente os mesmos exigidos num curso feito presencialmente, tendo apenas que legalizá-los junto à instituição. Ao fim do curso, se feito no exterior, o diploma deverá ser revalidado de acordo com as expectativas de uma faculdade brasileira para o mesmo módulo de mestrado.

Mas esse processo não é necessário caso sua escolha seja fazer o mestrado à distância em uma instituição brasileira, o que também vem ganhando adeptos ao redor do país. Os documentos deverão ser normalmente apresentados, comprovando a graduação em um curso reconhecido pelo Ministério da educação e Cultura (MEC), mas no fim seu diploma terá validade como nos cursos feitos presencialmente. Para não correr o risco de pagar por um serviço oferecido por uma empresa que não seja reconhecida pelo governo, procure saber se o curso de mestrado que você pretende fazer tem a chancela do MEC. Caso contrário, seu dinheiro e tempo de estudo podem ir por água abaixo.

One thought on “Mestrado à Distância – Dicas e Preços

  • maio 20, 2016 em 9:49 pm
    Permalink

    Gostaria de saber maiores informações sobre o Mestrado a Distância, o valor e como fazer a inscrição.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.