Mestrado EAD – Inscrição

A cada ano vários alunos completam seus cursos, e saem da faculdade prontos para ingressar no mercado de trabalho. Essa atividade acadêmica tão frenética só torna a disputa por vagas de emprego cada vez mais acirradas. Então muitos profissionais buscam conciliar o trabalho com a vida acadêmica, procurando por um Mestrado em EAD, principalmente que seja reconhecido pelo MEC.

É preciso estar preparado para disputar uma boa vaga. Então você deve apresentar as qualificações necessárias, além de ter bagagem teórica suficiente para assumir um cargo como um bom profissional.

Portanto, o Mestrado EAD é uma ótima opção para melhorar o currículo e conseguir melhores posições, tanto na vida profissional quanto acadêmica.

Mas é difícil, até para o contratante, selecionar uma pessoa em meio a tantas outras que se apresentam tão capazes e eficientes ao serviço. Por isso, o ideal é acrescentar ao currículo um mestrado, título de peso para o mercado – e uma excelente opção para concretizar isso é o mestrado EaD. (veja o que falamos sobre mestrado online).

mestrado ead

Onde fazer um mestrado EAD?

Para se escolher uma instituição para uma especialização à distância é preciso primeiramente compreender o que é um mestrado EaD. EaD significa “Ensino à Distância” e trata-se de instituições que oferecem cursos online com direito a diploma de mestre ao final do curso.

Estes cursos possuem como principal vantagem a flexibilidade de horários, uma vez que em um curso de mestrado a pessoa escolhe em quais horários fará as matérias de acordo com sua disponibilidade.

Outra vantagem do curso é que ele é online e não demanda um tempo fixo para estudar. É preciso apenas ter acesso a internet e a pessoa poderá abrir o conteúdo e estudar no horário que preferir e onde ela estiver. Também temos a versão híbrida, onde você faz parte do mestrado online e outra parte presencial.

Podendo escolher seu horário e estudar onde quiser, traz uma terceira vantagem é a economia de tempo. São horas salvas em que a pessoa poderia estar presa no transito a caminho da instituição de ensino e é, ao mesmo tempo, um melhor aproveitamento da pessoa diante das suas horas livres.

O mestrado tem um preço mais acessível o que torna o acesso ao ensino mais fácil. Além disso, estamos em uma era 100% tecnológica, o que torna o online mais valorizado. Trata-se de um meio de utilizar a tecnologia em prol do aprendizado através não só da internet, como também do uso de imagens, vídeos, áudios, animações e textos. Tudo isso com a qualidade que qualquer outro curso de mestrado poderia assegurar.

mestrado ead como fazer

Mestrado EAD é reconhecido pelo MEC?

Reconhecido pela Secretaria da Educação, o mestrado ead pode ser feito em diversas instituições de ensino de renome e que fornecem professores altamente qualificados, material próprio a complementar o aprendizado e o nome reconhecido no mercado de trabalho.

Dessa forma a pessoa não ganha só um diploma ou coloca um novo elemento no currículo, como também se demonstra apta a atuar como um bom profissional preparado para agir diante das mais diversas situações.

São diversos cursos disponíveis com diversas áreas dentro do curso que formam novos profissionais capacitados. Para ingressar numa instituição é preciso primeiramente escolher em qual área se quer aprofundar o conhecimento e qual instituição melhor se adequará às demandas da pessoa.

Os cursos de mestrado à distância possuem material didático a disposição a qualquer momento em qualquer lugar, exercícios avaliativos online, entrega de trabalhos e prova como qualquer outra instituição. A maior diferença é que a pessoa terá acesso a toda qualidade de ensino sem sair de casa.

Mestrados profissionais:

PROFIAP
Então, um exemplo de Mestrado ead é o mestrado profissional em Administração Pública o PROFIAP, ele é no formato semipresencial e é coordenado pela Andifes. São mais de 480 hora de disciplinas didáticas incluindo o trabalho de conclusão do curso.

Esse curso é ofertado em várias universidades federais como: Universidade de Rondônia, Alagoas, Campina Grande, Viçosa e outras. Saiba a diferença entre Mestrado Profissional e mestrado acadêmico.

PROHISTORIA
O ProHistória é um Mestrado Profissional em Ensino de História, voltado para os professores de história que queiram se ingressar em um mestrado acadêmico.

Saiba mais em: https://profhistoria.ufrj.br/.
Se você quer saber mais sobre programas de Mestrados através de Ensino a Distância continue lendo esse artigo e descubra importantes informações sobre formações em mestrados EAD.

Esse é um tema que vem ganhando destaque no meio acadêmico e tem despertado o interesse de muitos profissionais, afinal, o mestrado oferece um foco para o currículo de todos, mas nem todos podem ter acesso ao estudo presencial. – Aulas presenciais. Assim, o modelo a distância facilitaria o acesso à educação de nível superior para um segmento muito maior da sociedade.

Primeiramente, vale a pena esclarecer que o mestrado é uma pós-graduação, o que significa que só pode ser feito por pessoas que já concluíram o curso. Mestrado na área de estudo. Quem conclui o mestrado pode continuar a estudar e fazer o doutorado, curso que, ao final dos estudos, confere ao egresso o título de doutor em sua área de atuação.

Quanto tempo dura?

A maioria dos mestrados tem duração média de dois anos, desde que o aluno conclua todas as disciplinas, realize estágios de docência (se necessário) e conclua a qualificação de seu projeto de pesquisa no tempo normalmente especificado pelo egresso do programa.

Além das divisões em pós-graduação stricto sensu e lato sensu, há também divisões entre os tipos de mestrados tipicamente oferecidos pelas faculdades no Brasil.

O mestrado acadêmico é uma categoria de carreira mais tradicional que se concentra em pesquisa e ensino. Nada impede que quem não quer ser professor e pesquisador em tempo integral faça um mestrado acadêmico.

Já o mestrado profissional concentra-se mais na formação de profissionais que atuam em empresas para que possam se aprofundar na bibliografia de sua área e participar de pesquisas para formular técnicas, processos e soluções para suas necessidades.

Forma de admissão no Mestrado:

Para ser admitido no programa de mestrado, é necessário passar por um processo seletivo, que geralmente consiste em cinco fases:

Análise do currículo científico-académico (lattes)
Teste de conhecimento de uma língua estrangeira
Prova escrita baseada em fundamentos bibliográficos
Plano de construção pesquisa Apresentação
Entrevista com o Professor Titular

Cada programa de pós-graduação pode atribuir às etapas de seleção acima a importância e a importância que julgar apropriada, eliminando algumas ou adicionando outras etapas de seleção.

É possível fazer mestrado a distância no Brasil?

E a resposta é sim, pois essa modalidade foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) e Capes em dezembro de 2018.

Foi então regulamentado pelo Decreto nº 90, de 24 de abril de 2019. Desde então, diversas instituições de ensino submeteram propostas de cursos à Capes, que são avaliadas e divulgadas, se tudo estiver correto, somente após a análise individual de cada programa podem realmente implementá-los para os alunos.

A questão é que os cursos de mestrado a distância no Brasil ainda não estão operacionais e vamos explicar o porquê.

De acordo com os regulamentos publicados pelo órgão governamental, as instituições de ensino são obrigadas a fornecer aos centros uma área administrativa, um laboratório de informática ou multimídia equipado com computadores ou dispositivos similares, Internet em todas as salas, sala de estudos com acesso ao biblioteca virtual e bancos de dados e equipamentos para Conferências virtuais e identificação da instituição responsável pela oferta do curso

Atualmente, a principal vantagem de um mestrado EAD é atingir pessoas distantes dos grandes centros e escolas, principalmente aquelas que moram em cidades pequenas ou distantes de seus alunos.

Quando as dificuldades logísticas e financeiras se somam a toda essa demanda, fica muito difícil para os moradores de localidades mais remotas ou de menor poder aquisitivo se matricularem e permanecerem em programas de pós-graduação.

Como a maior parte do curso é online, você pode planejar melhor seus planos de estudo e aprender no horário que melhor lhe convier. Isso também economiza tempo, pois o aprendizado pode acontecer em qualquer ponto da sua rotina e outro intervalo diário.

Investimento:

Em relação ao baixo investimento, isso decorre dos menores custos que a universidade tem com o modelo online. E, consequentemente, o valor das mensalidades também diminui.

Sabemos também que manter um programa de pós-graduação em uma universidade não é barato nem fácil, o custo da produção científica e o alto nível de ensino que a CAPES oferece é muito exigente, existem muitas instituições de ensino privadas com programas de pós-graduação.

Enquanto essa situação de reconhecimento de mestrado EAD pela CAPES continuar, você pode buscar alternativas de estudo para não ficar parado. A primeira é iniciar seu aprimoramento profissional com um curso de especialização ou MBA.

As aulas neste caso também são online (gravadas ou ao vivo) e o certificado de conclusão tem o mesmo valor de um curso presencial, mas você não precisa sair de casa para estudar e ver os cursos disponíveis, leia o materiais teóricos, fazer exercícios, tirar dúvidas com professores e tutores e concluir devidamente seus cursos.

Se sua real necessidade e interesse é apenas fazer o mestrado, a única opção por enquanto, além de aguardar o ingresso da CAPES, é ir até a universidade e assistir às aulas presencialmente.

4 thoughts on “Mestrado EAD – Inscrição

  • julho 12, 2014 em 2:11 am
    Permalink

    quero saber do mestrado gratuito como faço em que local?

    Resposta
  • agosto 2, 2015 em 6:45 pm
    Permalink

    Gostaria de obter mais informações sobere o mestrado gratuito. Como proceder para realizar a inscrição

    Resposta
  • agosto 31, 2015 em 4:20 pm
    Permalink

    Solicito informaçõe sobre Cursos de Mestrado EAD, gratuitos, nas áreas de Psicologia, Educação ou RH

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.