O que é uma resenha descritiva?

A resenha nada mais é do que fazer uma relação de propriedades de um objetivo, enumerando de forma cuidadosa seus relevantes aspectos além de descrever todas as circunstâncias que deverão o envolver.

Os objetos de resenha podem ser um acontecimento qualquer da realidade, desde um jogo de futebol, uma comemoração ou uma feira de livros, poderá ser de textos, obras culturais, um romance, além de uma peça de teatro ou mesmo filme.

Como qualquer tipo de modalidade de discursos descritivos, a resenha nunca poderá ser completa e exaustiva, deverão ser definidas as propriedades e também as circunstâncias que envolvem os objetos descritos. Ainda assim o resenhador deverá procurar de forma seletiva, filtrando sempre apenas os aspectos pertinentes do objeto, apenas o que é funcional levando em conta a intenção definida previamente.

Qual a definição de resenha descritiva?

Resenha descritiva é um gênero textual que consiste no levantamento das principais ideias ou pontos de uma obra, podendo essa ser um livro, um filme, um espetáculo, um artigo, um evento etc. A resenha descritiva expõe os pormenores de um conteúdo, de forma a servir de embasamento técnico para outras produções e análises. Por ser descritiva, esse tipo de resenha não pode ter julgamentos de valor do resenhista; caso contrário, ela se caracteriza como uma resenha crítica.

A resenha descritiva é muito utilizada no meio jornalístico, quando são apresentados os dados essenciais e mais profundos de uma obra, situando o público acerca do que ela se trata. Por ser uma resenha, a produção técnica pode extrapolar os limites da própria obra analisando, buscando-se referências de análise descritiva e comparativa em outras obras do mesmo autor ou de outros autores e teóricos, de forma a deixar o material mais contundente.

A resenha descritiva pode descrever uma obra sob seu aspecto social, pedagógico, artístico ou sob outra óptica.

+ Leia: como fazer uma redação dissertativa

Resenha descritiva acadêmica

Os trabalhos acadêmicos seguem normas específicas para elaboração. E a resenha descritiva acadêmica, obviamente, não escapa dessas exigências. Mas acalme-se, não é um bicho de sete cabeças. Para produzir uma resenha descritiva acadêmica, a regra de ler, interpretar, identificar temas centrais e secundários, descobrir referências paralelas e analisar, permanece.

A propósito, se uma leitura puder ser feita mais de uma vez, é possível garantir maior compreensão do que é abordado. E, a nível acadêmico, isso contribui para uma resenha descritiva mais assertiva. Ou seja, a qualidade da leitura interfere na qualidade da resenha.

Ao ler ou assistir o material, vá para além dos temas (principais e auxiliares) e perceba as estruturas técnicas, a linguagem utilizada, as informações dadas e identifique se o autor alcançou o objetivo desenhado desde o princípio. Descubra as principais limitações da obra e se ela é direcionada para mais de um público. É possível fazer notas sobre ponderações críticas de outros resenhistas. Mas lembre-se: não dê valores à obra.

Leia: Como fazer um texto argumentativo

Pontos da resenha descritiva que devem ser analisados

A resenha poderá ser exclusivamente descritiva, sem nenhum tipo de julgamento, devendo constar de itens como por exemplo:

– Nome do autor, ou mesmo autores da obra;

– Título completo e exato da obra ou mesmo artigo

– Nome da obra e também se for o caso da coleção que fará parte da obra

– Lugar e data de publicação do processo.

– Número de volumes e também páginas.

É possível ainda se fazer uma descrição sumária das estruturas da obra, como por exemplo divisões de capítulos, índices, entre outros. No caso de uma obra estrangeira utilizada, é bastante útil se informar a língua da versão original e o nome do tradutor se isto tratar de uma tradução.

A indicação do resumo deverá ter de forma sucinta o assunto global da obra, do ponto de vista adotado pelo autor como por exemplo a perspectiva, o gênero, os métodos, o tom utilizado, etc.

Quer aprender mais sobre resenha? Confira nosso artigo sobre Como fazer uma Resenha.

Confira os Oito passos para a produção de uma resenha acadêmica crítica

resenhadescritiva

Vídeo com Dicas para escrever uma resenha:

Modelo de resenha descritiva (clique aqui para baixar)

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *