Qual a diferença entre TCC e monografia?

Por mais que um curso dure anos de estudos, é no último ano que você entra em crise com o tempo hábil para produzir o trabalho de conclusão. E são muitas variáveis nesse momento, desde a escolha do tema, o orientador, e o tipo de trabalho. Sim, existe mais de um tipo de trabalho de conclusão de curso. Para algumas faculdades, a monografia é a única opção, mas já existem aquelas mais flexíveis que permitem que o estudante se dedique a um formato mais adequado à sua área e ao seu tema.

 

Mas e quais são as outras opções, além do TCC e da monografia?

tccmonografia-fbCalma, antes de saber quais são as outras opções, é essencial entender que TCC nada mais é que a abreviação de trabalho de conclusão de curso. Ou seja, a monografia é uma opção de TCC, mas nem todo TCC é uma monografia. Um TCC pode, portanto, ser uma dissertação, uma tese, um artigo científico etc. O TCC é o macro, e a monografia é uma modalidade dele.

O TCC é a via mais comum para avaliação do estudante acerca do aprendizado desenvolvido durante todo o curso. E, assim como em uma disciplina, é possível que o estudante reprove e fique impedido de colar grau e receber o diploma.

Em face de você agora saber que existe, sim, diferença entre TCC e monografia, que tal aprender a fazer um trabalho de conclusão que lhe dê mérito e orgulho?

tccemonografia

Passos para fazer um TCC

  • Primeiro, visite a coordenação do seu curso ou o regulamento de ensino do mesmo, e descubra quais os tipos de TCC são aceitos pelo departamento.
  • Escolha o seu tema por base no que você mais se familiariza. Não basta ser o tema do momento, ou um tema sugerido pelo professor. Lembre-se: quem vai estudá-lo, desenvolver debate sobre ele e defendê-lo é você. Portanto, escolha um tema que você se sinta agradável para estudá-lo naquele momento.
  • Opte por um orientador que também seja familiarizado com o tema que você deseja estudar para o TCC. Na plataforma lattes, você pode facilmente encontrar o currículo acadêmico dos seus professores, investigar quais objetos de estudo eles consideram mais interessantes e ainda visualizar quais trabalhos ele orientaram recentemente. Mas atente-se para o seguinte: o critério de escolha é de familiaridade com o tema, e não de afinidade com você. Quanto mais conhecedor do tema o professor for, mais ele saberá exigir de você e mais ele poderá garantir suporte teórico.
  • Se o seu trabalho de TCC for em dupla ou em equipe, como algumas faculdades permitem, escolha os dedicados. O TCC não é um trabalho de sala de aula, ele é caminho para você, finalmente, se formar. Portanto, escolha  parceiros responsáveis nessa empreitada.
  • Leia muito. Por mais que você escolha um orientador exigente e componha uma equipe de TCC com os parceiros mais responsáveis, o TCC comprova o quanto você realmente aprendeu ao longo do curso. Pesquise, investigue, entreviste, leia, estude muito. O TCC costuma ser considerado traumático por quem o vê apenas como um trabalho a mais entre tantos do curso, mas ele é um momento ímpar para você aprimorar seu conhecimento teórico e prático. Confira nossas dicas para apresentação de TCC.

ebook-tcc

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *