Dicas para apresentação de TCC – Dicas Preciosas

A apresentação do TCC é considerado um grande momento na vida do estudante de qualquer tipo de graduação, pois ele é o grande responsável para a abertura de portas e gerar oportunidades de trabalho ao longo da carreira do profissional que ali irá se formar, e por mais que este projeto possa ser criativo ou inteligente, não basta apenas que o projeto seja bom, é necessário que ele seja muito preparado durante e após a apresentação, sendo fundamental que isso possa acontecer para que existe uma boa apresentação.

Primeiramente, procure fazer um check list de todas as etapas para que possam ser verificadas todas as pendências, tudo começa a partir de uma revisão.; Existem alguns programas que ajudam nisso como o wunderlist

wunderlist

O wunderlist é um aplicativo muito bom para auxiliar na criação de uma lista de tarefas.

Faça revisão do seu TCC a revisão nada mais é do que rever tudo o que foi escrito, antes dos ensaios de apresentação e entrega do book. É preciso que se faça uma criteriosa revisão gramatical e de preferência realizada por um bom professor de português, este que não deverá estar envolvido no projeto. É um cuidado praticamente fundamental e indispensável pois o projeto que tiver muitos erros de gramática e também concordância dificilmente se terá boas notas. As peças que devem ser apresentadas e slides de Power Point também deverão passar por uma criteriosa avaliação e revisão, tendo em vista principalmente que ela terá uma maior visibilidade, pois devem ser projetadas para o público presente e os erros ainda ficarão mais evidentes.

Procure fazer criteriosamente seu script de apresentação conforme o tempo que terá para expor seu trabalho, escreva tudo o que deve ser falado para que possa cronometrar e verificar se poderá se estender em algum ponto ou mesmo deverá enxugar seu texto. Algo ideal é que seja lido exclusivamente os textos das peças de criação, o restante da apresentação é melhor que seja explicada pelo apresentador sem nenhuma ajuda de papel. O apresentador poderá se orientar através de telas do Power Point porém sem ler demais.

apresentacaotcc2

Você também se sente assim ao  ouvir falar de apresentação de TCC?

Ensaie, analise, revise, duas, três, quatro vezes se for necessário até que adquira a segurança e naturalidade necessária para uma boa apresentação de tcc.

 

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *