O que é Graduação?

A graduação é um degrau acadêmico pela qual um estudante passa para receber seu primeiro titulo em um ensino superior. Em geral, o termo graduação está associado à ideia de formação profissional de nível superior, embora ele não se limite somente a isto.

Como Ingressar?

Para ingressar em qualquer curso oferecido no nível superior de graduação é necessário que o estudante tenha concluído o Ensino Médio e o para isso o estudante deverá confirmar essa informação por meio de certificado de conclusão de ensino médio emitido pela escola em que estudou, podendo ela ser pública ou particular.

Quais áreas possuem graduação?

No Brasil existem diversas instituições de ensino superior, que se fazem presentes em todo o território nacional e elas oferecem os mais diversos cursos de graduação para diversas áreas de atuação profissional, como as áreas de Biologia, Geografia, Fisica, Quimica, Letras, Economia; aos campos das artes como: Artes Plásticas, Artes Cênicas, Design, etc; ou a formações profissionais de perfil generalista e tecnológico como: Medicina, Direito, As diversas áreas da Engenharia, Administração de empresas, Jornalismo, Informática, Telecomunicações, Telemática, etc.

Os cursos de graduação no Brasil estão distribuídos nos seguintes graus acadêmicos:

Bacharelado – Este tipo de graduação tem duração de três a seis anos e é oferecido na maioria das áreas de estudo em Artes, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Matemática, Ciências Naturais e nas profissões regulamentadas pelo Estado, como por exemplo: Administração, Arquitetura, Contabilidade, Direito, Engenharia, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Veterinária, etc, que constam na relação de cursos de nível superior do MEC. São incluidos entre os cursos bacharelados aqueles que concedem titulação profissional.

Licenciatura – é onde se encontram os cursos que habilitam o seu titular a ser um professor em diferentes áreas do conhecimento, podendo atuar em outros níveis.

Tecnologia – São os cursos que o habilitam a ser um Tecnólogo, ou seja, mão-de-obra especializada em determinadas áreas do conhecimento, cobrindo demandas específicas do mercado. A forma de entrada nessas instituições de ensino superior atualmente é feito pelo mieio de vestibular para a seleção dos candidatos, ou através do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

Graduação X Certificação?

Em resumo o que é Graduação?

Os cursos de graduação constituem a primeira etapa da formação no ensino superior.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *