Como conseguir uma bolsa de pós-graduação?

Por pós-graduação, entende-se curso lato sensu (especializações e MBAs) e stricto sensu (mestrados e doutorados), que são realizados mediante o título de ensino superior.

Tempo e dedicação são dois fatores que contribuem, e muito, para o sucesso de uma pós-graduação. A propósito, é de interesse do próprio programa de pós-graduação que o estudante tenha dedicação exclusiva e, assim, consiga participar de todas as atividades curriculares e extracurriculares, como seminários, defesa de artigos etc. O desempenho dos pós-graduandos reflete na nota do programa.

Mas como equacionar tempo e dedicação quando é necessário dispor dos mesmos fatores para um trabalho remunerado?

Uma solução são os programas de financiamento para bolsas de estudos em nível mestrado e doutorado, cujas concessões costumam levar em consideração objetivo de estudo, nota de programas de pós-graduação, desempenho do estudante, possibilitando ainda um salto de carreira.

O Brasil vem a cada ano ofertando mais bolsas de pós graduação como podemos ver no gráfico abaixo

Onde conseguir financiamento para a pós-graduação?

As principais instituições de fomento à pós-graduação no Brasil, hoje, são Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. As bolsas têm a duração do curso, portanto 24 meses para mestrado, 48 meses para doutorado e 12 meses para pós-doutorado.

bolsaAlém dessas, o interessado em conseguir bolsa de estudos para pós-graduação no exterior pode buscar programas de incentivo como o da Fundação Estudar que concede bolsas para quem deseja fazer mestrado, doutorado ou pós-doc no Brasil e no exterior; Programa Lemann Fellowship oferece bolsas integrais ou parciais para programas nos Estados Unidos, desde que o candidato ao custeio já tenha sido aceito no programa de ensino; Ciências sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudos para estudantes brasileiros realizarem mestrado e doutorado em diversas áreas fora do país etc.

Quais as regras para obter bolsa de pós-graduação?

As regras para obtenção de bolsa de estudos de pós-graduação depende da agência financiadora, ou, ainda, das regras dos processos seletivos realizados pelos programas de pós-graduação de cada universidade. Mas, em geral, elas exigem bom desempenho no processo seletivo, bom desempenho acadêmico e dedicação exclusiva ao curso.

Especificamente, o CNPq é flexível quanto ao repasse de bolsas que pode ser feito diretamente para a coordenação do curso de pós-graduação ou o pesquisador pode solicitar no site da agência. Para bolsa individual, entre outras regras, é exigido que o pós-graduando se dedique às atividades previstas no projeto ou plano de trabalho aprovado pelo CNPq, durante a vigência da bolsa, ser indicado pela coordenação do curso, não ser aposentado e não receber remuneração salarial com vínculo empregatício. O pagamento da bolsa é mensal.

Já a Capes repassa a verba diretamente ao curso de pós-graduação avaliados pela agência e com nota igual ou superior a 3. Portanto, a definição dos estudantes que receberão a bolsa é do programa. Enquanto isso, cada Fundação de Amparo à Pesquisa define suas regras de concessão e manutenção de bolsas.

Distribuição de Bolsa de Pós Graduação no Brasil em 2014:

graficobolsapos

 

Em média o Valor da Bolsa de Pós Graduação é de R$: 1.200 reais.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *