Diferença entre pós-graduação, especialização e MBA

De acordo com o Censo do Ensino Superior, o número de formados na Graduação tem chegado ao número de 1 milhão por ano. É um índice de êxito em se tratando do nível educacional do país, como também de qualificação do mercado profissional brasileiro. Entretanto, para quem se gradua, o número significa concorrência alta na hora de ingressar e se consolidar no mercado de trabalho.

Paralelo ao crescimento de graduados, também tem aumentado as opções para quem deseja ter um diferencial, são as chamadas pós-graduações que, de forma ampla, dizem respeito tanto à especialização quanto ao MBA. Após a graduação, ainda há a opção do estudante seguir para o mestrado e, posteriormente, para o doutorado.

alunomba

Com essas opções, vale diferenciá-los a fim de descobrir qual o ideal para seu objetivo. Para começar, é necessário entender que existem dois formatos de pós-graduação: Lato Sensu e Stricto Sensu. Dentro da categoria Lato Sensu, estão as especializações e os MBAs; enquanto o Stricto Sensu são os mestrados e doutorados. As especializações e os MBAs são menos teóricos e têm períodos mais curtos do que os mestrados e doutorados, podendo atender mais rápido a necessidades do mercado de trabalho. 

Agora, que você entendeu a diferença entre uma categoria e outra, vamos saber se há diferença entre especialização e MBA.

MBA e especialização são a mesma coisa?

A especialização é chamada abreviadamente de “pós”, mas ela é apenas uma modalidade da pós-graduação. Como o próprio nome diz, a especialização é considerada uma oportunidade de direcionar a carreira aprofundando algum aspecto do mercado profissional com objetivo mais técnico que a graduação. Por exemplo, alguém que se formou em administração pode se especializar em marketing. Por isso, é exigido que um estudante de especialização tenha o diploma de curso superior. Ela pode ter a duração mínima de 360 horas/aula, ou seja, cerca de 1 ano e meio.

estudantesOs cursos de especialização não são fiscalizados pelo MEC, mas pelo menos metade do seu corpo docente deve ser composto por mestres e doutores; portanto, uma forma de escolher a melhor especialização para você é considerar a qualidade da instituição de ensino, além de descobrir quem são os professores e consultar a grade curricular do curso desejado.

Já os MBAs (Master Business Administration), segundo o MEC, “nada mais são do que cursos de especialização em nível de pós-graduação na área de Administração”. Ou seja, é uma opção para quem tem experiência sênior, de mais de três anos no mercado, e deseje dar um foco mais corporativo à carreira. Os cursos de MBA são mais voltados para gestão e negócios, ainda assim, é possível encontrar alguns voltados para gestão em comunicação, saúde etc.

Como é considerado pós-graduação, o MBA também exige o título de ensino superior e possui uma carga horária mínima de 360 horas/aula. Tanto o MBA quanto a especialização, geralmente, são pagos e os títulos são de nível Lato Sensu. Dessa forma, a escolha por um outro depende mais do seu momento e objetivo profissionais.

Especialização e MBA:

infografico-mbeespecializacao

Aproveite e leia nosso artigo sobre Mestrado profissional a distância.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *