Mestrado á Distância em Moçambique

Na hora de fazer mestrado, o estudante logo pensa: universidade federal. O mestrado é uma especialização cara, quando feita em instituições particulares. Mas, por outro lado, é preciso passar por longos processos seletivos e enfrentar concorrências altas, dependendo do curso, para adentrar uma universidade federal.

A segunda possibilidade na linha de raciocínio do estudante é o mestrado internacional, já que essa modalidade chega a ser mais barata, muitas vezes, do que o mestrado em instituições particulares de ensino. Para o mestrado internacional, quem não tem (ou não quer gastar) muita grana pesquisa pela especialização à distância, onde é preciso ir no máximo duas vezes ao país onde você receberá o diploma, geralmente para se encontrar com o orientador e/ou apresentar o projeto final à banca.

mestradomocambique4

Mestrado em Moçambique

E aí, as principais opções que vem à mente são  fazer o mestrado na Argentina ou Europa, lugares onde é mais fácil fazer mestrado à distância – mas que acabam por ser, também, extremamente concorridos. Já pensou, então, em mudar o foco e conseguir ensino de qualidade fora das rotas já exauridas? O mestrado à distância em Moçambique, por exemplo, é uma novidade para muita gente – mas não deixa de ser um curso tradicional e reconhecido (inclusive pelo MEC, dependendo da instituição que o oferece).

universidadecatolicamocambique

Um do principais expoentes dessa categoria é a Universidade Católica de Moçambique, que começou seu processo de internacionalização de ensino em 2003, ao dar mais possibilidade de formação aos seus professores do corpo docente. Ou seja: o ensino à distância em Moçambique voltado para o mestrado tem a razão clara de formar professores, pessoas que estão ligadas e interessadas em construir uma carreira acadêmica de sucesso.

Nessa opção, é preciso que o aluno queira, necessariamente, seguir sua carreira acadêmica dentro da área de educação voltada para licenciatura, ou seja, para dar aulas. O que a Universidade Católica de Moçambique forma são novos e interessados profissionais de ensino.

Para os brasileiros, uma das vantagens do mestrado à distância em Moçambique é a língua: por lá, se fala português, então a fluência em outro idioma não é uma necessidade urgente. A outra é que apenas 20% do curso precisa ser, necessariamente, feito de forma presencial – e como Moçambique não é um destino badalado do globo terrestre, principalmente para fins de turismo, a viagem acaba ficando bem mais barata do que muitos planejam. Esses 20% do tempo global de aprendizagem podem ser “pagos” em qualquer parte do curso, combinados previamente entre aluno e escola. Já falamos aqui no site sobre as Razões para se fazer um mestrado no exterior.

Onde é ofertado o Mestrado á Distância em Moçambique

Atualmente o Centro de Ensino à Distância da Universidade Católica de Moçambique conta com treze centros de recurso para as aulas presenciais e dez cursos de licenciatura oferecidos, voltados para as áreas de Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Desenho.

Quem quer fazer sua carreira acadêmica com calibre para direção pedagógica, coordenação de curso, gestão de programas e apoio docente pode procurar a Universidade Católica de Moçambique para realizar seu mestrado à distância – e ser o profissional de educação dedicado e especialista do qual o mundo tanto precisa.

One Response

  1. Laurindo António Magamabane January 8, 2016

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *