Intercâmbio na Alemanha – Informações e Dicas

Já pensou em estudar uma nova língua e, ainda, aprender mais sobre um dos países mais importantes para a história mundial recente?

Assim é a experiência que vive quem resolve fazer intercâmbio na Alemanha. O país europeu tem se tornado uma escolha cada vez mais comum aos estudantes intercambistas por uma série de fatores bem peculiares. O primeiro deles é o idioma alemão, que tem se tornado uma boa aposta na escolha dos idiomas secundares, principalmente para quem trabalha com mercado de exportação e relações internacionais. A vivacidade econômica da Alemanha sempre deixa uma boa impressão – e quem quer se destacar em carreiras de negócios deve pensar mais sobre se dedicar ao idioma alemão.

alemanha-intercambio1

Facilidades intercâmbio na Alemanha

Além disso, existem facilidades enormes para quem vai à Alemanha sem ainda compreender, de fato, o idioma. O primeiro deles é que, por lá, o inglês é uma língua comum – então ninguém se sente desnorteado ao pisar no país, uma vez que as placas e sinalizações não estão apenas no idioma natural de lá.

Como se isso não fosse o suficiente, muitas aulas em escolas e universidades alemãs são ministradas, boa parte, em inglês. Assim, pessoas de outras partes do mundo que queiram cumprir disciplinas bem específicas na Alemanha não ficam boiando nas aulas até conhecer, de fato, o idioma. Isso atrai estudantes do mundo inteiro para o solo alemão, enriquecendo ainda mais a experiência de viagem de quem escolhe o país como próximo destino.

Por fim, a Alemanha tem um lindo cenário, desses que parecem de filme, em cada uma de suas cidades. Algumas grandes, como a capital Berlim, mas a grande maioria pequena e com ares interioranos. A regra é clara: quanto mais para o interior você for, mais vivenciará o idioma alemão puro, com poucos ruídos de outras línguas e nacionalidades.

Caso queira aproveitar sua estadia na Alemanha para viajar, um dado explica porque o país tem sido um dos preferidos dos intercambistas na Europa: a nação germânica é a que, no continente, tem mais países vizinhos. Ou seja: quem vai pra lá pode separar seus fins de semana para curtir países como Dinamarca, Polônia, França, República Tcheca, Suíça, Luxemburgo, Áustria, Bélgica e Países Baixos, que estão bem pertinho. Se a gente se lembrar que a Alemanha é menor do que um estado brasileiro, vai entender que, em poucas horas, dá para estar em outro país, de qualquer ponto da nação alemã.

alemanha1

Se você curte essa ideia, procure já uma agência especializada para fazer seu intercâmbio na Alemanha e não postergue mais esse desejo. Afinal, uma das coisas que o país germânico mais tem para te mostrar é história, renovação e reinvenção de um povo que passou por duas guerras mundiais. Que tal sair de lá bem mais determinado a ver o mundo de outra forma?

Algumas informações importantes sobre a Alemanha:

Moeda: Euro
Idioma: Alemão
Fuso Horário: UTC +1, ou seja, 4 horas a frente do horário de Brasília.
Comida Típica: Brezel, costeleta de vitela, linguiças e outras
Consulado geral da Alemanha: Av. Brg. Faria Lima, 2092 – Pinheiros São Paulo – SP

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *