Razões para se fazer um mestrado no exterior

Quando somos estudantes de uma primeira graduação, chega um período em que nos perguntamos se seguiremos a carreira mercadológica ou uma carreira institucional. Para seguir uma carreira no mercado, devemos montar portfólios, adquirir experiência e ganhar nome. Para seguir uma carreira institucional, os passos a serem seguidos são as pós- graduações.

Como pós- graduação, existem as especializações, mestrados, doutorados e pós- doutorados. No Brasil, existem pós- graduações públicas e privadas, sendo as públicas as mais concorridas. Recentemente, foi lançado pelo governo federal o programa “Ciência sem Fronteiras”, que incentiva e auxilia os alunos de instituições públicas e federais a fazerem uma pós- graduação no exterior. Muitos estudantes se jogaram de cabeça nesse programa, mas outros tiveram receio, assim como alguns profissionais tem medo de ir para o exterior buscar uma formação especifica. Daremos algumas razões e dicas para fazer um mestrado no exterior.

razoesmetrado

→ Leia: Mestrado no Estrangeiro

Nova visão cientifica e acadêmica

Uma boa razão para estudar no exterior é a oportunidade de conhecer o mundo cientifico e acadêmico de outra cultura. Conhecer suas crenças, suas defesas, suas políticas. Até mesmo conhecer a estrutura que eles ofertam es o incentivo aos estudantes. Toda essa visão de uma cultura diferente nos faz amadurecer e ver o que pode ser melhorado na nossa própria cultura.

Novos métodos

Também pode-se aprender novos métodos e técnicas a serem utilizados aqui. É uma forma de conhecer quais os métodos mais eficazes, mais eficientes, mais em conta e se esses métodos não já são utilizados no nosso país. Não só para trazer os métodos de lá, mas aprimorar os que já existem aqui.

Novos contatos

Você estudar no exterior, significa além de conhecer uma nova cultura, conhecer novas pessoas. Você poderá fazer um mailing de contatos profissionais e esses contatos podem ate tornar-se parceria.

Uma nova língua

Uma das razoes mais óbvias para os profissionais recorrerem ao mestrado no exterior é o de aprender ou aperfeiçoar a língua. Não há nada melhor do que estar no cotidiano daquele país para aprender perfeitamente sua língua, sejam com expressões locais, gírias, e com a língua falada 24 horas por dia. Desta forma, além de aprimorar seus conhecimentos na sua área, você aprende outra língua.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *