Trabalho em Equipe

Uma das maiores frustrações de estudantes e profissionais é o trabalho em equipe. Depender de outras pessoas para o desenvolvimento de atividades pode gerar stress e desentendimentos. Todavia, trabalhos em equipe são necessários e indispensáveis na maioria das vezes, e por isso, é necessário o desenvolvimento de técnicas para torná-lo uma atividade agradável.

trabalho-grupo

A capacidade de realizar com agilidade um trabalho em grupo é uma das maiores exigências do mercado de trabalho, portanto, é imprescindível saber lidar com vários tipos de situação que inclua o desenvolvimento de tal atividade. Para trabalhar em equipe, todas as pessoas devem estar voltadas para a resolução de um determinado trabalho, e suas funções devem estar devidamente definidas, para que cada um desenvolva corretamente sua parte.

Consideramos que, para que exista um bom trabalho em equipe, é necessário que todos os integrantes entendam que o resultado é proveniente do esforço do grupo todo, ou seja, suas vitorias e fracassos são da responsabilidade de todo o grupo, e não de apenas um indivíduo e, portanto, todos devem interagir entre si na resolução do trabalho. Como assim? Cada integrante tem sua função especifica, mas isso não significa que não poderá ajudar ou opinar em relação ao trabalho do outro, nos pontos que achar necessário.

trabalho equipe

Algumas vezes, as chateações que o trabalho em equipe pode gerar são resultado da falta de consideração pelo trabalho do outro. Por “falta de consideração”, quero dizer falta do reconhecimento da importância do que as outras partes do grupo estão fazendo para o sucesso da tarefa. Por mais que as pessoas tenham suas metas e funções pré-estabelecidas, os objetivos são comuns, e o sucesso é almejado por todos que estão envolvidos no projeto, o que significa que cada parte desenvolvida tem sua importância para que os resultados sejam positivos e agradáveis.

É necessário também aprender a aceitar as diferenças e limitações dos outros. Como sabemos, as pessoas são diferentes entre si, possuem dificuldades distintas, facilidade em outras coisas. Essa é a principal barreira que encontramos quando temos que nos relacionar com outras pessoas. Muitas vezes temos dificuldade de aceitar determinadas características das pessoas que nos cercam por serem muito diferentes de nós. Mas essa é uma barreira que precisa ser quebrada para o bom desenvolvimento de um trabalho, ou qualquer outro tipo de atividade que dependa do relacionamento com outras pessoas. Afinal, ninguém é igual a ninguém.

Uma grande dica para o sucesso e a ausência de surpresas desagradáveis é estipular o prazo com alguns dias de antecedência da entrega do projeto/trabalho. Assim, a equipe poderá solucionar possíveis problemas e realizar algumas alterações que podem parecer necessárias para que o trabalho se torne impecável. Pontualidade é essencial, não só em trabalho em equipe, mas em todos os patamares da vida. Essa é uma das principais metas a serem alcançadas pelos integrantes do grupo em questão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.