TCC em blocos. Conheça esse método.

Eu tenho recebido vários e-mails de pessoas perguntando sobre o Método Monografia em Blocos. Por isso decidi fazer esse post para explicar um pouco sobre esse método e dizer qual é a minha opinião sobre ele.

O Método TCC em Blocos não é um modelo pronto, ele é um conjunto de técnicas para melhorar a sua produtividade na hora da escrita do TCC, trabalhando com a modalidade de blocos. Ele traz uma abordagem totalmente nova: são 18 modelos diferentes, explicados em blocos e ensinando passo a passo como você deve escrever o seu TCC em Blocos.

Escrever um TCC pode parecer simples na hora que você lê trabalhos de outras pessoas, mas na hora de começar o seu, essa pode ser um tarefa complicada, desestimulante e que não fornece os resultados adequados.  Para contornar isso, os modelos trazem explicações em blocos individualizados sobre o que fazer, como fazer, por que fazer e no que se basear.

Ele não serve apenas para um TCC, muitos alunos tem usado para monografia e escrita de artigos científicos.

metodobotao
tccblocos1

Exemplo dos Blocos:

Bloco 1 – LEVANTAR HIPÓTESE

Vá até seu projeto e busque sua hipótese, caso você não tenha uma, você terá que fazer só para colocar aqui, isso porque esse modelo de capítulo se baseia em uma hipótese. Você lançará sua hipótese como uma ou mais perguntas do tipo:

E se…
Se você…
Caso acontecesse..
Imagine se…
Use no mínimo 5 linhas para esse bloco.

Veja um exemplo do que escrever nesse bloco:

Se você dissesse a pura verdade a todas as pessoas do seu relacionamento, quais seriam as consequências ? Se você sempre dissesse as exatas palavras que passam pela sua cabeça, que resultado isso traria a sua vida ?

Bloco 2 – EXEMPLO DA HIPÓTESE ACONTECENDO

Nesse bloco procure no seu livro um exemplo da situação que você propôs acontecendo, caso não tenha no livro, imagine a situação e a descreva; não tem problema.

Descreva em pelo menos 5 linhas ou mais.

Veja um exemplo do que escrever nesse bloco:

Quando uma mulher lhe pergunta “Este vestido me deixa gorda ?”, qual é a sua resposta? se você é homem e sabe o que lhe convém, dirá que ele parece bastante adequado, embora provavelmente pense: “Não é o vestido que te deixa gorda – é a montanha de bolo com sorvete que você come todo dia.”
Bloco 3 – AS PESQUISAS MOSTRAM

Nesse bloco é hora de dizer o que as pesquisas mostram em relação sua hipótese.

Siga o raciocínio e veja que falamos de uma hipótese, já demos o exemplo, agora é hora de dizer o que as pesquisas mostram sobre o assunto.

Para isso, basta ir até seu livro e ver qual é a opinião dos autores em relação ao que você pretende mostrar na sua hipótese e pronto, relate neste bloco.

Use pelo menos 5 linhas.

Veja um exemplo do que escrever nesse bloco:

As pesquisas mostram que os mentirosos sociais são mais populares do que as pessoas que dizem a verdade o tempo todo.Já a mentira maldosa é aquela com que um indivíduo se propõe a enganar deliberadamente a outra pessoa em beneficio próprio.
Bloco 4 – CRUZAR HIPÓTESES

Nesse bloco você vai cruzar sua hipótese com outra qualquer.

Apenas faça um pequeno comparativo, se você não tem outra hipótese para cruzar, pode avançar esse bloco sem digitar conteúdo, mas seria muito bom se você tivesse.

Escreva pelo menos umas 5 linhas.

Veja um exemplo do que escrever nesse bloco:

Se você dissesse a todo mundo a verdade inteira o tempo todo, não apenas ficaria só como poderia acabar no hospital ou na prisão. A mentira é o óleo que lubrifica nossos contatos com as outras pessoas e nos permite manter relações sociais amistosas, são as chamadas mentiras brancas, que têm por objetivo fazer os outros se sentirem bem em vez de lhes comunicar a verdade nua e crua.

metodobotao

Quem criou isso?

O Douglas Tyber criador desse método, tirou 8.5 no seu TCC, ele é formado pela Faculdade Vale do Cricaré e tem Pós em Docência no ensino superior, além disso hoje ele é professor em várias universidades.

Suporte: Além de um grupo no WhatsApp os alunos do TCC em blocos podem tirar dúvidas através de um grupo fechado no Facebook

Gostou do Método do TCC em Blocos? Clique aqui e saiba mais sobre ele.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *