Redação nota 1000 no Enem

Não é 10. É nota 1000. Essa é a nota que todo estudante deseja ter na redação do Enem e garantir uma boa vaga em uma universidade pública ou no Prouni.

Mas o que fazer para conseguir nota 1000 na redação do Enem?

Primeiro, foco na argumentação!

Os critérios de avaliação das redações do Enem têm sido uma prova concreta de que não basta mais apenas saber estruturar um texto dissertativo, os avaliadores estão de olho em argumentações fundamentadas com caráter ético e de defesa da cidadania. Eles estão levando cada vez mais em conta propostas inovadoras dos candidatos a partir dos textos base da questão exposta na prova de redação. E o que é considerado proposta inovadora?

redacaoenemdicaProposta inovadora nada mais é que a ideia de sua autoria, com devida argumentação. Ao longo do seu texto evolutivo, destine o primeiro parágrafo para apresentar a sua tese. Ele pode ter entre 5 e 7 linhas, e serve para adiantar seus argumentos que serão defendidos ao longo da redação. Por ser evolutivo, desenvolva cada argumento por parágrafo, do mais fraco para o mais complexo. Crie elos entre o segundo, terceiro e quarto parágrafos, de forma que, mesmo que sejam divergentes ou complementares, não pareçam soltos no texto.

No último parágrafo, geralmente chamado de conclusão, promova a proposta inovadora que comentamos mais acima. Especialistas consideram que as redações do Enem estão sempre entre quatro grandes grupos de discussão das diversidades, como meio ambiente, direitos humanos, novas tecnologias da informação, ou identidade e cultura. É, por isso, que quando falamos de proposta inovadora, estamos sugerindo que você se atualize sobre pautas referente a esses grupos de discussão para que você tenha referências e saiba propor soluções embasadas.

Temas Redação ENEM:

Neste ano, muitos acontecimentos de relevância nacional e internacional trouxeram interessantes discussões à tona. São eles:

1 – Crise Hídrica/Energética

2 – Mobilidade Urbana

3 – Intolerância Religiosa

4 – Maioridade Penal

5 – Saúde Pública

6 – Legalização da maconha

7 – Papel do Estado diante do narcotráfico

8 – Ativismo Digital

9 – Sistema prisional brasileiro

10 – Democracia x ditadura

Além de noticiários, esses temas são largamente trabalhados em séries, filmes e documentários. Assista:

  • Ônibus 174
  • Babel
  • Quando sinto que já sei
  • 12 anos de escravidão
  • Belém, Zona de Conflito
  • Democracia
  • Quebrando o Tabu

Portanto, use o seu tempo de estudos para aprender se divertindo. Aproveite, e convide amigos e familiares para assistir a alguns filmes e debatam entre si. Argumentar é também saber contra argumentar.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *