Como fazer faculdade EAD

O mundo está exigindo bastante dos novos profissionais. Está exigindo estudo, atualização, títulos e capacitação permanente. Mas o que ele menos tem dado é tempo, principalmente para se frequentar um banco de escola.

É, por isso, que o ensino à distância é um aliado social e profissional para muitos indivíduos. Por meio dele, tem sido possível oferecer ensino de qualidade a estudantes espalhados em vários cantos do país; e, por parte dos estudantes, receber e compartilhar conhecimento sem estar em sala de aula. Em muitos casos, a tecnologia se torna a grande intermediadora de sucesso.

A falta de necessidade do deslocamento é uma das principais vantagens levadas em consideração por quem opta pelo EAD. A instituição responsável pela oferta de disciplinas pode estar centralizada em uma cidade X ou até em outro país, desde que disponha o conteúdo ao estudante da melhor forma combinada: envio por correio de material, por e-mail, em sites etc. Por não ser presencial, é comum que não seja definido o horário das aulas, ficando a cargo do estudante o compromisso em estudar o material compartilhado pela instituição.

Ainda na modalidade EAD, existem cursos semipresenciais, onde parte deles é à distância e parte necessita de deslocamento. Em determinados casos, a presença serve tanto para orientação teórica como prática do professor para o estudante.

fazerfaculdadeead

Mesmo que os cursos à distância sejam bastante comuns, hoje em dia, ainda há certas dúvidas na hora de optar por eles. Para saná-las, sugerimos considerar o seguinte:

  • a opção de curso presencial necessita de um deslocamento grande a ponto de sacrificar tempo de trabalho, por exemplo?
  • será possível frequentar todas as aulas do curso presencial sem prejudicar o desempenho?
  • o contato em sala de aula é algo agradável?
  • o custo do curso presencial é compatível ou mais caro que o ead?

Essas dúvidas são mais para entendimento pessoal do seu objetivo a curto, médio e longo prazo. Se você acredita que, por fim, ensino à distância é a melhor solução para que você seja um profissional capacitado, vamos às dicas para escolher uma faculdade à distância.

Como escolher uma faculdade à distância

universidadeeadO ensino à distância já é oferecido tanto para ensino médio, técnico, graduação e especialização. Pode optar por ele, portanto, qualquer pessoa dentro do pré-requisito de nível escolar; ou seja, da mesma forma do ensino presencial, para fazer o ensino médio à distância, é necessário ter concluído o ensino fundamental, quem deseja fazer graduação à distância deverá comprovar conclusão do ensino médio, e assim por diante.

Ao escolher fazer uma faculdade à distância, é importante saber que ela não é mais fácil que uma faculdade presencial. Mesmo que você estruture a sua rotina, de modo a não necessitar de deslocamento para estudos, o conteúdo exigido para graduação permanece o mesmo. Dessa forma, facilidade de concluir o curso não deve ser quesito de escolha da modalidade.

Para que você escolha a melhor faculdade ead, pode começar acessando o site do Mec. Os cursos superiores à distância necessitam ser reconhecidos e avaliados periodicamente pelo Mec para funcionamento.

Algumas opções de Faculdades EAD:
UNIASSELVI EAD
EAD FioCruz

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *