O que é ser trainee?

Quando se fala em inovação para carreira de recém-formados ou graduandos, os programas de trainee ganham destaque. Mas o que são programas de trainee e por que eles podem ser o big dream de quem deseja experiência? Vamos lá!

O que é trainee?

Embora muitas pessoas confundam, trainee não é estagiário. E, apesar de muitas oportunidades de trainee serem abertas para quem está na graduação, há um processo de seleção bastante eficiente refletindo na escolha de promissores profissionais para ocupar cargos de liderança em organizações. Assim sendo, trainee é um profissional de grande confiança e respeitabilidade que participa de um programa estruturado em uma organização com vistas a torná-lo um exemplar de líder que apreenda e compartilhe a cultura e o valor da mesma.

O que são os programas de trainee?

O programa de trainee, em geral, contempla um longo treinamento em que o profissional participa de várias áreas da mesma empresa, ocupando posições técnicas, de gestão e de decisão. Para compor tamanha experiência, os programas costumam trabalhar com o trainee por cerca de 3 a 5 anos. O esperado é que, após o programa, o trainee conheça todo o processo da empresa de tal forma que possa desenvolver tanto funções técnicas quanto superior, tornando-se um sênior na empresa.

trainee

Ao adentrar na empresa, o trainee deve estar disposto a todos os conceitos, a linguagem, estratégias, mercados, negócios, clientelas, o que lhe permite atuar em mais de uma área profissional. Tanta vantagem faz brilhar os olhos de quem está se formando ou acabou de se formar (pelo menos, até 2 anos de conclusão); em contrapartida, tanto investimento da organização no profissional objetiva resultados que poucos estão dispostos a se dedicar e devolver.

Trainees costumam ser diferenciais em suas carreiras e têm um networking mais robusto do que a média de profissionais, uma vez que desde cedo têm contato constante com sênios, líderes e chefes. Não é à toa que os programas de trainee buscam profissionais com proatividade, flexibilidade, criatividade, ousadia, dinamismo, facilidade com relacionamento interpessoal. A contratação é em regime CLT, com direitos trabalhistas previstos na lei.

Como ser trainee?

Se você acreditar possuir um potencial para ser trainee e se envolver com uma organização a esse ponto, saiba que o processo de recrutamento é rigoroso, e envolve avaliação curricular, provas técnicas e de conhecimentos gerais, dinâmicas de grupo, entrevistas individuais etc. Portanto:

  • domine uma língua estrangeira;
  • faça cursos extras;
  • seja bom de marketing pessoal;
  • capriche na comunicação verbal e visual;
  • tenha um bom currículo em mãos;
  • participe de projetos que desenvolvam suas competências gerenciais.

ambevtrainee

Entre os programas de trainee mais procurados no Brasil, hoje, estão Trainee Unilever, Trainee Ambev, Trainee Nestle.Trainee Itaú. Curtiu? Então, antes mesmo de se candidatar a uma vaga de trainee, é importante que você analise se deseja se tornar uma referência futura da empresa, comece entendendo o que ela oferece como valor para você e para o mundo.

Ser trainee é ter um futuro promissor, mas não fique pelo meio do caminho!

 

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *