PROJOVEM – O que é? Como funciona, inscrições.

Tem havido uma queda no percentual de empregos no país. E, além disso, as vagas têm exigido profissionais cada vez mais qualificados e experientes no mercado. Por isso, a empregabilidade deixou de ser, há tempos, uma questão de sorte ou empenho na busca de ofertas. Ao passo que qualificação profissional significa melhores produtos e serviços por parte das empresas e um país mais imponente em seus setores, adquirir conhecimento profissional e técnico se torna uma corrida por inserção social e econômica também.

projovem2016

Contemplando essa urgência, o Projovem (Programa Nacional de Jovens) promove educação profissional e qualificação social a partir das demandas de diversas áreas da economia brasileira, oportunizando aos jovens o início da sua carreira profissional. Ele é um programa federal que existe desde 2005, mas passou por reestruturação em 2008, e atende jovens entre 18 e 29 anos.

O Projovem é composto por cursos de qualificação profissional, de 250h/aula, e por cursos de qualificação social, 350h/aula. Os participantes recebem uma bolsa auxílio de R$ 100,00, desde que frequentem pelo menos 75% das aulas. Em geral, são cursos de Administração, Arte e Cultura I, Arte e Cultura II, Construção e Reparos I (Revestimentos), Construção e Reparos II (Instalações), Madeiras e Móveis, Metalmecânica, Serviços Domésticos I, Serviços Domésticos II, Serviços Pessoais, Telemática, Vestuário.

Quais são as modalidades do Projovem:

Atualmente, o Programa possui quatro modalidades, de acordo com o perfil dos jovens trabalhadores. São elas!

  • Adolescente: jovens de 15 a 17 anos. Adolescentes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou que estejam em situação de risco social podem se inscrever, mas os portadores de deficiência têm preferência. Nessa modalidade, não há bolsa e a permanência no curso depende do índice de frequência na escola.
  • Urbano: jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental participam de um curso de 18 meses ininterruptos.
  • Campo: oportunidade a jovens agricultores excluídos do sistema formal de ensino, de concluírem o ensino fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, integrado à qualificação social e profissional. A duração dessa modalidade do programa é de 24 meses.
  • Trabalhador: modalidade voltada para jovens de 18 a 29 anos, membros de família com renda mensal per capita de até um salário mínimo. É necessário que o jovem esteja  cursando ou tenha finalizado o ensino fundamental ou médio.

projovem20161

Como se inscrever no Projovem

A inscrição para o Projovem é gratuita e pode ser feita em agência do trabalho da cidade, ou pelo site www.trabalho.df.gov.br. Quem é vai à agência de trabalho, é importante ter em mãos o RG, CPF e carteira de trabalho. A prioridade das vagas é para quem está desempregado e as vagas são abertas à medida que os estados e municípios firmam a parceria com o governo federal.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *