Como ter uma rotina de estudos

Rotina. A palavra já cansa a mente por si, não é? Por isso, em vez de focar na palavra rotina, pense em disciplina. Afinal, disciplina é o principal aliado de quem quer alcançar um resultado com maestria. Mas se você não quer também pensar em disciplina, foque no resultado. Se voce chegou a este link, é porque está precisando de ajuda para chegar ao melhor resultado. Combinados?

Então, vamos lá!

rotinaestudos1

Para que você crie uma rotina de estudos que não desanime, é importante que ela seja criativa o suficiente para que reúna momentos de estudo com momentos de distração, seja sozinho, em família ou com amigos. Acredite, isso não é tão difícil quanto parece. Veja!

Como planejar os estudos:

Turno por turno – Reserve uma atividade para cada turno. Isso significa que, se você faz cursinho no primeiro, você revisa o conteúdo no segundo, e descansa a cabeça no terceiro. O objetivo é que você não canse de uma mesma atividade, focando na administração do tempo.

Descansar é mérito – Morrer de estudar é morrer, e ponto. Portanto, descansar é fundamental, mas, para não morrer de culpa, você pode descansar assistindo a filmes, por exemplo. Ou lendo uma boa revista sobre arte e cultura, ouvindo uma música diferente e bacana. A verdade é que, hoje, as seleções não prezam mais 100% a técnica; elas querem saber também sobre o quanto você sabe sobre conhecimentos gerais e até sua opinião sobre determinados assuntos. Vale, inclusive, dar aquela checada em posts mais compartilhados no Facebook. Por que não?

Transforme conhecimento em redações – A redação é vista como um grande empecilho por quem é pego desprevenido. Mas já que você lê bastante, ouve e assiste muito, é hora de treinar a escrita. Tire um dia por semana para trabalhar argumentos sobre a pauta mais comentada naqueles dias. A pesquisa você já fez no tópico 2, lembra? Depois da redação feita, peça para alguém confiável dar opinião sobre. O importante nesse momento é ser coeso, coerente e compreendido.

estudando

Reserve dias para revisão – Da mesma forma como você dividiu os turnos, divida os dias. Um dia só para estudar a matéria que você tem mais deficiência de aprendizado, um dia para aquela matéria em que você é show de bola etc. 

O que foi feito no verão passado – Ou no vestibular passado. Isso mesmo: pesquise as provas das seleções anteriores e reserve, pelo menos, duas horas semanais para resolver questões de vestibulares anteriores. Dessa forma, você entende como certas questões são pensadas e qual a melhor forma de resolvê-las. Tudo é treino.

Guarde o domingo – Calma, vá à missa só se você quiser. Se não quiser, a sugestão é guardar o domingo para fazer algo que você goste muito, desde que seja desvinculado da função estudar de segunda a sábado. Saia com os amigos, almoce com a família, viaje para uma cidade vizinha, conheça um lugar novo na sua cidade

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *