Mestrado Semi Presencial

Foi-se o tempo em que, para provar que está aprendendo, o aluno tinha que ficar 100% do curso dentro de sala. Atualmente as modalidades à distância chegaram ao nível de pós-graduação acadêmica, como o mestrado, e fica mais fácil concluir um curso como esse na correria da modernidade. Hoje, grande parte das conceituadas universidades brasileiras ofertam a possibilidade do mestrado semi presencial, em que apenas alguns (poucos) módulos do curso devem ser feitos na universidade.

Mestrado Semi Presencial – Informações

Esse tipo de curso resolve mais problemas do que a gente pode imaginar. O primeiro é o mais óbvio: falta de tempo. A menos que você vá fazer um mestrado em universidade federal e ganhar uma boa bolsa para se dedicar completamente aos estudos, você vai precisar trabalhar – e muito – para pagar essa pós-graduação. Ou seja: você desveste um santo para vestir o outro, visto que, quanto mais trabalha, menos tempo tem para se dedicar aos estudos. Ao final dessa trajetória é bem possível que você esteja extenuado e não tenha tirado o máximo potencial de nenhuma das duas frentes.

mestradosemipresencial-brasil

Com o mestrado semi presencial, você não precisa ficar indo à universidade o tempo inteiro e pode gerenciar o seu tempo da forma que melhor lhe servir. Só tem tempo de fazer exercícios e acompanhar aulas no final de semana? Dedique esse tempo para navegar pelo ambiente online, consumir conteúdo e fazer exercícios. Duas ou três vezes por semana, de maneira bem rápida (e não em todas as semanas) você precisará cumprir alguns créditos em aulas presenciais. Mas, no fim das contas, ir poucas vezes à universidade é bem mais prático do que ir todas as vezes.

O outro problema que esse curso resolve é o de localização: com o mestrado semi presencial você pode morar em Minas Gerais e fazer o curso no Rio de Janeiro, por exemplo. Aí, é só se programar para fazer todos os créditos em uma única viagem de semana ou quinzena na outra cidade, ao invés de precisar se mudar para lá de mala e cuia. E olha que demos um exemplo onde a distância quase não é nada, mas você pode querer cursar um mestrado em Porto Alegre morando em Fortaleza. Com o planejamento necessário, nada te impede.

E, além de tudo isso, existe possibilidade, também, de você fazer o mestrado semi presencial em outro país. Portugal é um desses lugares que ofertam uma variedade enorme do curso, em modalidades “sanduíche”, em que você estuda a maior parte do tempo no seu país e, por um mês, vai para o outro para apresentar banca ou desenvolver projeto com o orientador. A grande realidade é que o mestrado semi presencial ultrapassa muitas fronteiras.

Gostou das possibilidades? Procure já sua linha de pesquisa e tente o mestrado semi presencial, seja no Brasil ou no exterior. A boa notícia é que o MEC reconhece centenas de cursos como esse, então não vai ser difícil achar a opção perfeita, que te dê retorno profissional e caiba direitinho no bolso.

4 Comments

  1. Daniel June 5, 2015
  2. Rocha July 1, 2015
  3. Alcebíades August 12, 2015

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *