Supletivo Online – Informações e Dicas

Terminar o Ensino Médio é importante para qualquer pessoa que tenha interesse em construir uma carreira sólida, seja em iniciativas privadas ou públicas. A maioria dos concursos dos quais vale a pena participar sempre dá vagas interessantes a partir de quem tem o Ensino Médio completo, além do diploma ser requisito básico para adentrar em qualquer curso do Ensino Superior.

Quem pode fazer Supletivo Online

Antes disso, todavia, também é importante ter o Ensino Básico e Fundamental concluído – porque você também precisará dele para crescer profissionalmente no que escolher fazer. E se você acha que o tempo para isso já foi embora, que passou muitos anos sem chegar perto de uma sala de aula e perdeu o “timing” da coisa, a melhor opção no seu caso é fazer um supletivo.

supletivoonline8yOs supletivos são as melhores alternativas para quem não completou seus estudos, e uma das principais razões para isso é que esse é um curso que passa pelas matérias de forma mais básica e demora menos tempo para ser concluído. Ou seja: enquanto as séries dos ensinos Básico, Fundamental e Médio duram um ano cada, o supletivo leva apenas um semestre para entregar ao bom aluno seu diploma de conclusão da etapa. Para quem está em idade escolar, essa obviamente não é uma boa opção: outras séries e exames te aguardam e, por isso, fazer o ensino “completão” é sempre a saída mais viável. Mas quem quer recuperar o tempo perdido pode se encontrar no supletivo.

A melhor parte desse tipo de ensino é que, atualmente, nem é preciso voltar à sala de aula (em turno normalmente da noite) para fazer o supletivo: existem diversas formas de passar por essa etapa de estudos à distância, de modo online. Os supletivos online se dividem em cursos pagos e em consonância com a etapa de ensino que você quer concluir.

Onde fazer Supletivo Online

Esses supletivos podem ser encontrados em grades de instituições particulares sérias (já que as públicas só fornecem a modalidade presencial do curso) e a quantia a se desembolsar dependerá quase que exclusivamente da instituição de ensino que você escolher. A principal dica é não se levar só pelo quesito “grana” na hora de procurar um supletivo online para estudar: é preciso ter certeza de que a instituição escolhida é reconhecida pelo MEC – principalmente na modalidade de ensino à distância. Caso contrário, é bem provável que você pague por um diploma que, ao final do curso, não valerá nada, pois a escola é o que se chama “escola fria”. Saiba mais sobre Supletivos Reconhecidos pelo MEC.

supletivoonline7g

Tendo essa certeza em mãos, é só fazer a matrícula e acompanhar, a seu tempo, as aulas, os materiais, e fazer as provas necessárias. Com o diploma de supletivo você pode dar vazão a seus sonhos profissionais e vislumbrar uma carreira que, até então, parecia longe de você.

Desde 2009 os alunos que não concluíram o ensino médio podem participar do Enem para obter o certificado de ensino médio.

Verifique sempre se a instituição é credenciada pelo MEC.

No site o Telecurso você pode se preparar para as provas do supletivo online.

telecurso-supletivo

Além do supletivo gratuito, há também várias alternativas de supletivos reconhecido pelo MEC. Algumas das instituições que oferecem esse curso são:

Instituto Universal Brasileiro

Instituto Monitor

Supletivo Virtual

3 Comments

  1. Katia junho 19, 2015
  2. Juliana anderson agosto 8, 2015
  3. Cristina Lira outubro 27, 2015

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *