Mestrado em Matemática – Informações e Dicas

Contrariando todos os seus amigos que têm pavor de uma equação que não venha acoplada a uma calculadora, você adora números. Não vive sem eles e, mais do que isso, quer lidar com eles pra toda a vida. O melhor casamento, então, é o mestrado em matemática. E se você aventou a possibilidade, com certeza descobriu que boas oportunidades é o que não faltam para oficializar essa união.

matematicaNo Brasil, praticamente todas as escolas federais ofertam o mestrado em matemática, mas, para os amantes dos números, algumas escolas são mais especiais que as outras. E esse é o caso do IMPA, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, que é basicamente a Disney de quem quer seguir carreira acadêmica na área.

O programa de mestrado do IMPA, além de ser todo voltado para a matemática, também conta com uma grade que pode levar o estudante ao doutorado muito mais rápido. Nele, o estudante começa por adquirir cultura básica para que possa lecionar matemática em cursos de graduação, ou mesmo exercer atividades matemáticas em nível técnico ou científico (área, inclusive, que vem requerendo cada vez mais profissionais da matemática, graças à rapidez das inovações tecnológicas). Quem quer fazer o mestrado em matemática no IMPA pode optar por linhas de pesquisa que vão de Matemática a Computação Gráfica, passando por Economia Matemática, Modelagem e Matemática Computacional.

Quem pode fazer mestrado em Matemática?

Em princípio, para fazer mestrado em Matemática, basta ter o diploma de graduação, licenciatura ou tecnológico. Assim, se você se formou em Letras, por exemplo, pode fazer mestrado em uma área, hipoteticamente, diferente da sua, como é Matemática. Alguns programas de pós-graduação oferecem aulas preliminares de matemática para quem não teve aprofundamento de conteúdo na graduação, permitindo que todos estejam alinhados para a nova etapa de mestrado.

Inclusive, ser multidisciplinar tem sido incentivado pelos programas de pós-graduação do país. Porém, ter graduação em uma área diferente de Matemática e fazer mestrado nessa ciência não dá permissão para você ser professor em Matemática dos ensino fundamental e médio. Deixando bem claro, isso só é possível se você cursou Matemática.

Tanto quem já é da área, quanto quem não é, pode se inscrever em processo seletivo que avalia conhecimentos matemáticos.

Mestrado em Matemática Aplicada

Uma das áreas de pós-graduação em Matemática mais procuradas é Mestrado em Matemática Aplicada. Por se tratar de um ramo que aplica conhecimentos matemáticos em diversas áreas, não são apenas graduados na área que o fazem.

A Matemática Aplicada é importante, principalmente, para o desenvolvimento tecnológico e computacional, que exige aplicação de modelos matemáticos e métodos numéricos para a criação e implementação de softwares. Por isso, pode-se dizer que ela é também interdisciplinar.

Quem faz Mestrado em Matemática Aplicada pode exercer o magistério superior e atuar em departamentos científicos e de inovação tecnológica.

Qual universidade oferece o mestrado em matemática?

matematicamestrado3Outra escola que oferece mestrado em matemática e está bem conceituada na área acadêmica é a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), em Minas Gerais. Com quatro linhas de pesquisa concentradas em Análise, Álgebra, Geometria e Matemática Aplicada, a UFJF tem o diferencial das universidades federais de conceder bolsas de estudos aos estudantes, apoiada a instituições como CAPES e FAPEMIG. Essas bolsas são distribuídas de acordo com a colocação do candidato no processo de admissão ao mestrado e permitem que o estudante dedique seu tempo integral ao curso; na teoria, a bolsa cobre a renda que ele usaria trabalhando enquanto estuda.

A PUC também oferece mestrado em matemática, com uma linha mais voltada ao ensino da matemática dentro das escolas. Seu programa tem disciplinas que visam à construção da cultura profissional docente, levando em consideração a formação teórico-metodológica e ética no curso de mestrado. Ou seja: ele é voltado para quem quer fazer sua carreira matemática dentro das salas de aula, e debate não só as questões da própria área, mas da educação em geral – incluindo a criação da identidade docente e formulação de estratégias didáticas. Apesar de ser uma instituição paga, a PUC também oferece bolsas CAPES para aqueles que se destacarem nos processos de admissão.

O ideal é que o estudante já tenha um direcionamento prévio do que quer fazer da profissão antes mesmo de procurar a instituição onde tentará o mestrado, visto que cada uma pende, necessariamente, para uma linha de pesquisa e raciocínio próprio.

A partir daí é meter a cara nos livros e desenvolver um bom projeto, não só para conseguir entrar em um mestrado em matemática como para, também, ganhar uma bolsa que torne possível a dedicação integral aos estudos pelos próximos dois anos.

Leia sobre: Mestrado semi presencial

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *