Graduação à distância – Inscrição

Atualmente, a preocupação com a formação e o futuro profissional tem crescido consideravelmente. Estudantes do ensino médio já começam a pensar na sua formação e no seu futuro profissional, e os adultos que por algum motivo não se dedicaram à esse tipo de certificação, estão buscando correr contra o tempo e dar à volta ao mundo para garantir seu lugar ao sol.

Acontece que os adultos que estão buscando recuperar o tempo perdido são adultos que já se encontram comprometidos com algum tipo de ocupação diária, o que não permite a inserção em cursos superiores presenciais. Porém, graças ao mundo extremamente conectado que vivemos, o mercado online tem se desenvolvido cada vez mais, tornando mais fácil o acesso a produtos das mais diversas áreas e a serviços de vários patamares. Dentre os serviços fornecidos e encontrados na tão querida internet, está a graduação a distância.

Benefícios da Graduação a distância:

graduacaodistancia2

Essa inovação do mercado de educação tem facilitado e ampliado as vertentes das universidades e faculdades, uma vez que agora essas atingem um maior numero de alunos, bem como permitem que a cada dia seja renovado o grupo e profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

Reconhecendo as vantagens e a praticidade do ensino de graduação à distância, recomenda-se que faça uma busca pelas instituições que fornecem os melhores cursos, bem como suas opções de cursos – geralmente, existe uma ampla gama de cursos e opções para os interessados –, garantindo assim sua formação superior, diferenciando-se dos outros profissionais uma vez que, querendo ou não, o nome da instituição de ensino estará com o profissional por todo seu período profissional. Ou seja, é extremamente necessário que seja realizada uma escolha consciente, com uma instituição comprometida. A graduação à distancia é uma excelente opção para pessoas que buscam adquirir uma educação superior sem ter que abrir mão das suas obrigações diárias.

Existe graduação a distância grátis?

Fique feliz! É possível fazer graduação a distância gratuita. A partir de programas do governo e de iniciativas próprias de centros universitários, o número de cursos de graduação a distância tem crescido.  O Prouni é um exemplo disso. O Programa Universidade para Todos facilita o ingresso de estudantes em todo o país, especialmente em graduações online.

Com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), o interessado pode se inscrever para concorrer a uma bolsa de estudos pelo Prouni e fazer graduação a distância em instituição pública e privada. A bolsa de estudos pode ser de até 100%.

O Senac é outra instituição que oferece cursos de graduação a distância, sendo que, às vezes, são lançados cursos gratuitos. É necessário ficar bastante atento às divulgações do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

As bolsas do Educa Mais Brasil também são uma oportunidade para fazer, gratuitamente, cursos de graduação a distância de qualquer instituição privada do país.

Quem pode fazer uma graduação a distância?

Para fazer graduação a distância, é exigido que o candidato possua, no mínimo, o certificado de ensino médio concluído. Como a graduação é realizada em ambiente virtual, outro pré-requisito para o interessado é ter acesso a tecnologia com performance adequada para estudar, assistir aulas, fazer testes, receber material multimídia.

É interessante conhecer bem o método de cada instituição antes de escolher uma para fazer a graduação a distância. O corpo docente, o material didático, a estrutura do polo físico, o suporte online, tudo deve ser analisado para que a graduação não se transforme em um pesadelo. Por confiarem nas muitas facilidades que a graduação a distância traz, muitos estudantes se tornam relapsos e encontram dificuldades nos estudos.

Graduação a distância é reconhecido pelo mec?

Consideração que educação a distância é uma modalidade de ensino mediada por sistemas virtuais, com proposta pedagógica adequada e corpo docente formado por profissionais com competência no exercício da licenciatura, então as graduações a distância se inserem como exemplo.

Portanto, o Ministério da Educação (MEC) reconhece graduações a distância desde que seus departamentos e instituições cumpram minimamente o que é exigido pela Lei de Diretrizes e Base da Educação. A permissão do MEC para que universidades e centros universitários ofereçam graduação a distância é feita por meio de credenciamento dos mesmos. Logo após, os cursos passam apenas pelo processo de reconhecimento.

Por isso, interessados em graduação a distância precisam primeiramente verificar a lista de instituições credenciadas e com cursos reconhecidos pelo MEC. O diploma adquirido em graduação a distância é válido tal qual o diploma de graduação presencial, podendo ser usado em seletivos de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado, phd) e de concurso público.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *