Epígrafe para monografia – Exemplos

Uma das maiores certezas que carregamos na vida é a dificuldade de fazer um excelente trabalho de conclusão de curso. A palavra “monografia” aterroriza estudantes universitários, seja na área de ciências humanas, exatas, ciências da computação ou saúde. É o terror de todos os formandos, independente da idade ou do curso superior além, claro, de ser um trabalho que deve ser realizado com cuidado e muita atenção para que não seja necessário perder mais algum tempo refazendo para conseguir conquistar o diploma. Final de semestre é sempre um ar desesperador pelos corredores, alunos se descabelando para que consigam finalizar seus trabalhos em dia e com qualidade para serem aprovados pela banca avaliadora.

Existem inúmeras dicas para os estudantes que estão passando por esse processo. Uma das primeiras coisas a serem consideradas são os prazos. Organizar-se para que a monografia esteja pronta com antecedência é uma excelente forma de começar e tranqüilizar para que tudo dê certo. A importância de deixar o trabalho pronto antes da data de entrega é que, caso haja necessidade de modificação, haverá tempo de sobra para modificar, revisar quantas vezes forem necessárias e se preparar bem para a apresentação (seja psicologicamente quando em relação ao trabalho).

Sabemos que a primeira impressão é a que fica. Seja à respeito de uma pessoa, quanto ao portfólio a ser apresentado em uma empresa e até, acredite, à respeito do trabalho de conclusão de curso. Sendo assim, é importante caprichar no inicio do trabalho de conclusão – claro que não vai deixar de se esforçar com vigor no decorrer do trabalho, mas o inicio é o que dará à banca motivação ou “preguiça” para a avaliação do seu trabalho.

Onde deve ficar a Epígrafe na sua monografia?

epigrade-monografia

Observamos, por exemplo, que no inicio de livros existem epígrafes. Epígrafes são textos introdutórios, que podem ser simples frases ou um texto extenso, que se relaciona com o trabalho/texto a seguir. Epígrafes também são encontradas em trabalhos de conclusão de curso, e são a chamada “primeira impressão” que a banca avaliadora terá do seu trabalho. Por isso, é indispensável que o aluno desenvolva uma excelente epígrafe. A epígrafe de monografia pode ser uma passagem, uma frase ou um texto de um autor que foi usado na referencia bibliográfica, de um autor de algum livro literário de interesse, figuras históricas como Charles Chaplin, trechos musicais ou até mesmo personagens de TV (filmes, seriados) e personagens de histórias em quadrinhos, por exemplo – mas não empolgue, ok? Lembre-se que a epígrafe de monografia deve ser, inevitavelmente, relacionada com o assunto que será tratado ao longo do trabalho de conclusão de curso.

Por isso, é necessário que a epígrafe de monografia seja escolhida com muito cuidado para que seu trabalho fique apresentável e surpreendente logo pelo começo. Sabemos que cada curso tem sua forma de levar e ver o mundo, por exemplo, estudantes da área de saúde podem citar filmes clássicos como GATTACA ou séries relacionadas com saúde. Estudantes da área de comunicação e artes podem – e devem – permitir expandir para coisas mais cômicas e descontraídas, devido à forma que o curso é conduzido.

É necessário lembrar de manter o nível do trabalho, e não deixar que a epígrafe de monografia fuja do assunto. Fora isso, é permitido deixar que a mente crie a melhor epígrafe de monografia possível, para que a realização do trabalho de conclusão de curso deixe de ser tortura e passe a ser algo agradável e divertido de ser realizado.

Afinal, ela é a garantia a sua formação profissional e da sua entrada com vigor no mercado de trabalho.

Frases célebres para monografias, dissertações e teses:

epigrafe-monografia-1

epigrafe-monografia-2

epigrafe-monografia-3

epigrafe-monografia-4

epigrafe-monografia-5

epigrafe-monografia-6

 

epigrafe-monografia-7

epigrafe-monografia-8

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *