Doutorado em Direito Penal
O Direito Penal é uma área que segue um pensamento ético-moral para proteger e decidir diante de conflitos de interesses. O advogado que trabalha com direito penal analisa comportamentos que possam comprometer a convivência social, descreve-os como uma infração penal e seleciona as sanções e regras que deverão ser aplicadas para corrigi-los.
Para todos aqueles que são Bacharéis em Direito, ou em alguma área semelhante, e que querem aprofundar seus conhecimentos uma sugestão é fazer um Doutorado em Direito Penal. O doutorado oferece maior especialização dentro do setor, formando um profissional mais bem preparado e com maior conhecimento científico dentro da área, além de ser um grande passo para quem deseja consolidar uma carreira acadêmica.
Nos dias atuais várias pessoas cursam direito e muitos são os diplomas entregues anualmente. Ou seja: a concorrência na hora de ingressar no mercado de trabalho é grande e as opções para as empresas escolherem são várias. Para quem está dentro do mercado e não se atualiza na área os riscos são tantos quanto os descritos para quem acaba de se formar. Diante disso, fazer um Doutorado em Direito Penal coloca a pessoa a frente das outras por apresentar maior domínio sobre o conhecimento na área, além de ter aprofundado mais nos assuntos e conseguir aplicá-los melhor.
Doutorado Direito Penal
O Doutor em direito penal é capaz de atuar no segmento com maior competência e poderá trabalhar na área da pesquisa, conseguindo assim identificar mais infrações e encontrar rapidamente qual infração penal e quais regras serão melhores utilizadas para corrigi-las apropriadamente, além de ter a possibilidade de lecionar dentro da área ou até mesmo concorrer a cargos públicos de maior renome, destinado apenas a doutores. E o mais interessante é que o curso permite ao doutorando compreender a realidade sócio-jurídica com um critério próprio, já que ele vai ter que teorizar sobre o próprio estudo, ao invés de buscar esse apoio em outros teóricos.
→ Leia: Doutorado na Argentina
O Doutorado em Direito Penal tem o intuito de desenvolver a criatividade do doutorando, de forma que ele seja capaz de elaborar futuras pesquisas dentro da área. Além disso, para os que querem seguir a linha docente, o curso prepara profissionais aptos a formar investigadores e professores. Para isso, o doutorado fornece disciplinas de alcance geral para todas as áreas e outras específicas que ampliam seus conhecimentos científicos.
Disciplinas do Doutorado de Direito Penal
Dentre as disciplinas que são estudadas no Doutorado em Direito Penal algumas normalmente encontradas são a história do Direito, a filosofia do Direito, o Direito e a Sociedade, os problemas jurídicos contemporâneos, a ética, as garantias processuais penais, o direito penal constitucional, a criminologia e sociologia jurídica penal e a metodologia aprofundada.
Para quem se interessa pela área uma das universidades que oferece o curso é a UBA- Universidade de Buenos Aires. A UBA estruturou o doutorado, tornando-o próprio para receber estudantes brasileiros. Além disso ela é reconhecida pelo ensino de qualidade, por ter professores renomados e altamente qualificados, pela didática apropriada e o reconhecimento do mercado de trabalho diante dos alunos formados nessa instituição.
Revalidação Doutorado em Direito no Brasil
O diploma de Doutor da UBA tem aceitação no Brasil com respaldo no Decreto 5.518 de 2005. De acordo com o decreto, qualquer universida
Para cursar o doutorado por lá é preciso fazer um intercâmbio, escolha que contribuirá na formação profissional, pessoal e também no domínio do espanhol – vale ressaltar que saber falar fluentemente outra língua pode destacar ainda mais seu currículo. Tudo isso torna a opção de fazer o Doutorado em Direito Penal ainda mais interessante.
Mas para os que não querem se mudar para a Argentina, mas que ainda assim possuem afinidade com o espanhol, uma alternativa é cursar o doutorado na Universidade de Granada, na Espanha, que é extremamente qualificada e que possui algumas bolsas de estudo para os alunos.