Dicas para entrevista de emprego

A ansiedade de quem procura um emprego é comum e pode atrapalhar durante o processo seletivo. Mas existem dicas para entrevista de emprego que podem ajudar a manter a tranquilidade na hora de encarar quem faz a seleção e convencê-lo que a vaga deve ser sua.

Antes de qualquer coisa é bom saber que a pessoa que seleciona o candidato está atenta em algumas características. Se você é uma pessoa motivada, responsável, dedicado, ambicioso, com capacidade de trabalhar em equipe e sabe o que quer na vida pessoal e profissional, parabéns, suas possibilidades aumentaram. Ter um comportamento otimista e sociável também é visto com bons olhos dentro das empresas.

entrevista-emprego2

Durante a entrevista mostre maturidade, seja ponderado e prudente durante a conversa e ouça o que seu interlocutor diz antes de responder, pense antes de falar, não há necessidade de ser afoito nas respostas. Não ir a uma entrevista marcada, ou atrasar, prejudica a imagem de qualquer um. Procure se comunicar de maneira mais formal, evite gírias, e não coloque restrições quanto ao horário de trabalho. Quando o tema for o salário, não justifique sua pretensão salarial com argumentos pessoais. O que justifica o salário de qualquer profissional são o mercado e suas experiências na área, que podem fazer a diferença em caso de uma especialidade.

Antes de ir para uma entrevista, procure saber sobre a empresa em que deseja trabalhar e a vaga a qual concorre. Lembre-se que para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho, muitas vezes é necessário abrir mão de alguns hábitos e dedicar mais tempo à empresa. Se você tiver alguma restrição quanto à carga horária oferecida, isso pode ser visto de forma ruim pelo entrevistador. Se seu desejo é mesmo conquistar a vaga para qual está se candidatando, mostre interesse por ela e pela empresa, e seja flexível.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *