Curso técnico em Mecatrônica

Este curso tecnólogo em mecatrônica tem como objetivos principais gerar atribuições para instalações que poderão integrar todas as linhas de produção determinadas, além de realizar todo o gerenciamento de produção e manutenção. Ele pesquisa e desenvolve softwares para operação de equipamentos e em uma parceria com o engenheiro de produção escolhe todos os materiais possíveis e tecnologias que devem ser empregadas em técnicas de usinagem. Dentre outras áreas de atuação podemos citar as metalúrgicas e fábricas de autopeças.

Como está o mercado de trabalho para o profissional de mecatrônica?

O tecnólogo e encontra com um bom campo de trabalho, e principalmente em setores de indústrias, mas em contrapartida o mercado é bastante concorrido. Existe ainda uma ótima procura pelos setores automotivos, em empresas como a Volkswagen ou a Ford, e também por empresas que são metalúrgicas como a Bardella, em fábricas de eletroeletrônicos, como a

Philips e nas autopeças como por exemplo a Cofap e a Magneti. Além disto temos toda a demanda pelos profissionais que trabalhem com um planejamento determinado e gestão de projetos, existem ainda oportunidades em setores de manutenção, operações e também supervisões de equipamentos determinados.

mecatronica1

As regiões sul e sudeste do Brasil principalmente no interior dos estados são os mercados considerados mais aquecidos para o profissional de mecatrônica, mas vem cada vez mais aumentando a procura nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Ceará. As empresas poderão dar um preferencial a profissionais tecnólogos que tiverem em seu currículo cursos especializados que comprovem todos os domínios de ferramentas de desenho em computador. E que ainda possa saber falar o inglês, com isto o domínio do alemão e do espanhol também é um diferencial bastante importante.

→ Leia: Curso de inglês com certificado

O salário inicial fica em um equivalente de R$ 2550 para uma jornada de seis horas diárias. A duração média do curso é de três anos, por isso procure ficar de olho, muitas escolas oferecem uma formação específica como projetos e processos de produção, a Furg por exemplo tem um foco em áreas determinadas como refrigeração.

Veja o vídeo com mais informações sobre o Curso de Mecatrônica:

Este profissional poderá ainda atuar em diversas áreas, que vão desde operacionais até gerenciais, tudo depende do perfil na realização do curso.

O curso tem duração média de 3 anos e o salário pode chegar a R$; 3.000 Reais.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *