Como preencher Objetivo Profissional no currículo?

Em tempos de recessão econômica, baixa de oferta de emprego e reduções salariais, saber se vender é crucial para conquistar uma vaga no mercado de trabalho e se manter nele. Mas o que é se vender? Ser claro e objetivo sobre aquilo que de fato você deseja alcançar na carreira e nas empresas.

Pessoas muito prolixas ou que “atiram” para todos os lados costumam assustar recrutadores. Por isso, comece sendo claro já no seu currículo. Ele é a primeira percepção que os recrutadores têm de você. Se nesta etapa você não conseguir comunicar o que deseja, acredite: seu currículo irá para o lixo.

Principais erros no “Objetivo Profissional”

A maioria dos candidatos a uma vaga de trabalho acredita que o principal preparo deve ser para a entrevista e para as dinâmicas de seletivo. Ledo engano.

O percentual de currículos lidos e selecionados para a etapa seguinte de uma seleção cai pelo menos 70% quando o objetivo profissional não está descrito corretamente pelo candidato. Mesmo aquele que deixa a critério da empresa corre o grande risco de ser eliminado, pois não traduz foco, perseverança e segurança.

Erra também o candidato que descreve um cargo, cuja vaga sequer foi divulgada. Outro erro bastante comum do profissional é indicar a vaga para o qual deseja ser contratado sem resumir o porquê é o candidato perfeito.

Para impedir que isso aconteça, iremos explicar qual a verdadeira utilidade do “Objetivo Profissional” no seu currículo.

Para que serve o campo “Objetivo Profissional” no currículo?

O “Objetivo Profissional” tem por finalidade resumir a pretensão do candidato na empresa. Por isso, nele devem estar escritas o cargo que se deseja ocupar e as competências que possui e irão contribuir para o exercício da função.

Esse item é uma exigência de recrutadores para que o aspirante:

  • demonstre poder de síntese;
  • exerça o automarketing;
  • saiba elencar as competências necessárias para determinados cargos e funções;
  • reduza o tempo de leitura do currículo;
  • se alinhe ao critério individual de seleção da empresa pretendida.

Dicas para preencher “Objetivo Profissional

Depois de tudo o que foi dito aqui, fica fácil de compreender que o campo “Objetivo Profissional” do currículo é destinado para informar cargo, função e o porquê deseja ocupar. Ou seja, o pretendente precisa ser conciso e direto.

Se você chegou até aqui, mas ainda possui dúvidas, confira as dicas para escrever o objetivo profissional na prática!

  • Tenha certeza de que a vaga pretendida está aberta e qual o nível de experiência é exigida;
  • Não escreva “firulas” na descrição do objetivo profissional;
  • Se na divulgação da vaga estiver informada apenas a área de atuação, especifique o cargo que deseja ocupar dentro dessa área. Por exemplo, na área de administração, informe “Comercial”, “Financeiro”, “Recursos Humanos;
  • Escreva que deseja contribuir para o crescimento do setor ou da empresa com competências “X”, “Y” e “Z”;
  • Caso seja sua primeira experiência, esclareça que deseja ampliar suas habilidades técnicas e competências profissionais;
  • Pesquise a empresa, e insira informações reais no objetivo, como: “Espero auxiliar no desenvolvimento do novo setor da empresa” ou “Viso crescer profissionalmente colaborando com a 3ª empresa mais importante do mercado”;
  • Se não houver vaga divulgada, informe o cargo almejado e acrescente que deseja gerar resultados para a equipe e para a organização.

Mais exemplos de frases para Objetivo Profissional

Para facilitar sua vida, vamos inserir algumas frases para você inserir como Objetivo Profissional em seu currículo.

  • Candidato-me para o cargo X e coloco à disposição a minha experiência profissional e minha capacidade de promover mudanças necessárias para o crescimento da organização.
  • Busco efetivação no mercado, visando colaborar com minha análise crítica e construtiva, gerando importantes resultados para a empresa.
  • Coloco as minhas habilidades técnicas e competências profissionais a serviço desta importante empresa, visando exercer o cargo X.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o Mundo Graduado e receba dicas em primeira mão, de forma simples e efetiva.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *