Como conseguir um bom estágio

Um dos objetivos de ingressar em uma faculdade é o futuro profissional. Entretanto, estar na faculdade não significa que você deva se dedicar apenas aos estudos, mas sim uma oportunidade de experimentar opções de carreira.

Os mercados estão cada vez mais exigentes quanto a isso. Formação, por si só, já não garante vaga em mercado. Os recrutadores esperam que seus candidatos agreguem mais do que conhecimento técnico às empresas. Por isso, é indispensável que já durante a graduação, o estudante se dedique a buscar vagas de estágio com perfis condizentes à proposta da carreira. Embora algumas empresas ainda não reconheçam o valor que é ter um estudante entre seus colaboradoras, promovendo reaquecimento de conhecimento entre eles, o graduando precisa se permitir testar a profissão escolhida.

estagio2

Não estamos falando de pegar cafezinho para o chefe. Quanto a isso, o estagiário precisa ficar tranquilo, pois há legislação pertinente ao estágio e que coíbe empresas de humilharem aprendizes. Portanto, o estudante que se entrega à oportunidade de conhecer empresas, diferentes perfis de profissionais e, quem sabe, crescer dentro de uma organização, se destaca entre muitos. Segundo dados do Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, a cada dez estudantes, apenas dois são estagiários.

Se você é um desses dois estagiários, certamente você tem grande potencial para construir carreira. Mas se você ainda não é e deseja aumentar a estatística de estudantes que começam cedo a acumular experiência, leia este post até o final. Vai te ajudar e muito!

estagiario3

Dicas para conseguir o primeiro estágio

  • Prepare seu currículo: é sua primeira graduação, ainda não estagiou e acha que não há muito o que inserir no currículo. Pois, além de informações básicas como dados, formação e cursos, descreva suas habilidades, projetos que você já participou, temas que são interessantes a você e o porquê. O recrutador de estagiários sabe que sua carreira profissional só está começando.
  • Networking: a princípio, sua rede de contatos é restrita a familiares e amigos da faculdade. Mas lembre-se que, além deles, você pode contar aos professores e chefes de departamento sobre seu interesse por um estágio. Conte a todos, e seja humilde: estágio paga bolsa de estágio.
  • Conecte-se: já deu para ver que rede de contatos é tudo, dessa forma, vale a pena ingressar em redes profissionais sérios, como o Linkedin. Seja razoável, e sempre alimente seu perfil na rede com conteúdo diversificado e inovador. Faça a sua vitrine! Quem sabe não há um “olheiro” buscando um estagiário exatamente como você?
  • Seja antenado: não leia apenas o calhamaço de xerox que o seu professor indicou para a disciplina. Saiba o que está acontecendo no seu bairro, na sua cidade, no mundo.
  • Tenha iniciativa: geralmente, há vagas de estágio anunciadas em murais da faculdade. Pesquise, faça uma triagem, vá ao departamento de estágio do seu curso, investigue agências que fazem a ponte estudante e empresas, e vá atrás da sua vaga.
  • Seja profissional: você ainda é um estudante em busca de oportunidade, mas precisa se comportar com responsabilidade profissional. Seja apresentável, dialogue com a equipe da empresa, apresente soluções, seja positivo e demonstre interesse em fazer carreira.

Curtiu as dicas? Então, boa sorte!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *