Avaliação Seriada – Saiba o que é e como funciona

O processo de avaliação seriada serve como um método alternativo para o vestibular, ou seja, o vestibular exige que o candidato reúna toda a informação adquirida no estudo do ensino médio, já a avaliação seriada pode ser feita por ano de estudo concluído, ou seja, as provas são submetidas ao candidato ao final de cada ano de estudo que foi concluído no ensino médio, podendo ainda adquirir outros métodos, como submeter o candidato a somente duas provas, ao final do segundo ano concluído e novamente no terceiro ano concluído. A média dos resultados obtidos nas provas servirá para a pontuação final para o ingresso na faculdade, devendo o candidato se direcionar a uma instituição de ensino superior para poder participar do processo.

As Universidades
As instituições de ensino superior que adotaram o método da avaliação seriada, são de origem pública, porém, nem todas as universidade aderiram ao método, afirmando que ainda é cedo para avaliar o desempenho deste método, que é utilizado há somente cinco anos pelas demais universidades. As instituições que atuam com o método são: UnB, Uniube, UFSM, UFPA, UFS, Unimontes, Faap – SP, UEG, UFPB e UEPG, além de utilizarem o método de seleção de candidatos, estas universidades afirmam obterem bons resultados com a administração do processo, reservando anualmente pelo menos cinquenta por cento de vagas para o processo de avaliação.

Vantagens
Ao candidato que opta por este tipo de processo de avaliação seriada, não vive com o peso de estudar em dobro durante os três anos do ensino médio para poder ter um bom desempenho na prova de vestibular, podendo dedicar cada ano em particular ao aprendizado das disciplinas específicas, de modo que o desempenho seja satisfatório, na pontuação que pesa juntamente com as demais notas para o resultado final.
Este processo, ainda permite que o candidato que tiver um mau desempenho em uma das etapas, o mesmo poderá recuperar a nota nas etapas seguintes.
Não há pressão relacionada a quantidade de conhecimento a respeito das disciplinas, ou seja, o aluno mede seus conhecimentos de forma gradual.
Este sistema permite que o aluno possa acompanhar o próprio desempenho anualmente, podendo assim recuperar quaisquer fatores não entendidos, devendo ser capaz de compreender e avaliar as questões que serão inseridas na avaliação.

O Processo
Ao se candidatar a este tipo de processo, o candidato deve estar atento aos critérios da instituição a respeito das provas e seu conteúdo, pois este é de caráter exclusivo da instituição, assim como o candidato também deve estar atento a tolerância de atrasos para o dia da prova, e a pontuação que deve ser alcançada anualmente para poder garantir uma vaga na instituição de ensino superior escolhida.
Cada instituição possui seus próprios critérios de avaliação, e algumas destas instituições publicam os gabaritos das avaliações anteriores como arquivos exibidos online, que podem ser acessados pelos candidatos a nível de estudo, podendo ampliar os métodos de estudo do candidato, para recorrer aos gabaritos avaliando o nível de dificuldade das p

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *