Aprender um idioma: curso online x curso presencial

Os cursos de idiomas online vem conquistando espaço no mercado.

Pois possuem maior flexibilidade quanto a horários e métodos diferentes. E sabemos que aprender outro idioma é super importante para quem gosta de viajar e conhecer o mundo. Será que estes cursos são melhores que os tradicionais(presencias)? Qual escolher?

A algum tempo eu venho tentando aprender inglês e eu já explorei cada uma das possibilidades: cursos online, aprender por mim mesma e agora estou fazendo um curso presencial. A verdade é que é impossível dizer qual é o melhor tipo de curso.  Cada pessoa tem seu perfil e deve ver qual se encaixa melhor para fazer e para isso é necessário responder as seguintes questões.

curso-ingles

  • Horários

Os cursos online oferecem uma flexibilidade maior em relação aos horários e isso é uma vantagem para quem trabalha ou estuda em tempo integral. Mas será que você tem disciplina para ter essa flexibilidade? Eu por exemplo não tive, e achei muito melhor ter um certo dia da semana com um horário certinho para fazer meu curso.

  • Mensalidades

A maioria dos cursos online é paga, porém eles geralmente oferecem uma aula gratuita para testes. Os cursos presenciais pagos, em sua maioria, não oferecem essa aula. Porém existem cursos presenciais gratuitos ou que oferecem bolsas e descontos que podem ficar próximas ao preço de um curso online.

  • Metodologia

Alguns cursos online oferecem um professor cuja a língua materna é o idioma pretendido e muitas vezes isso ajuda mais o aluno do que uma pessoa que aprendeu como 2ª língua. Porém nos cursos presenciais você terá mais atenção de um professor que poderá responder com mais calma as suas dúvidas.

  • Interações

Cursos  online lhe oferecem uma privacidade maior, se é isso que você deseja, porém os cursos presenciais lhe mostram uma interação maior com outras pessoas. Então depende muito se você é uma pessoa que trabalha em grupo ou prefere trabalho individual.

Aqui estão alguns cursos presenciais  de línguas em Brasília Centro Interescolar de Línguas(C.I.L): É um curso gratuito destinado a alunos da rede pública. No ensino fundamental é opcional, mas a partir do ensino médio se torna(em algumas escolas) obrigatório. Oferece também para alguns alunos oportunidade de intercambio. Ensina inglês, francês, alemão e espanhol

Casa Thomas Jefferson: É um curso particular de inglês para todas as idades e, por conta disso, apresenta várias modalidades no ensino e métodos diferentes. Os alunos também além de aprender a gramática, aprendem mais sobre a cultura dos países de língua inglesa. Também existem cursos de verão e outros horários flexíveis. Fora o intercambio e existem bolsas e descontos de pontualidade.

→Leia: Curso de Inglês com Intercâmbio

Aliança Francesa: Como o próprio nome diz é um curso de francês e um projeto entre Brasil e França. Existem vagas destinadas a alunos da rede pública, mas também existem vagas pagas.

Instituto Cervantes: É um curso particular de espanhol para todas as idades e, por conta disso, apresenta várias modalidades no ensino e métodos diferentes. Os alunos também além de aprender a gramática, aprendem mais sobre a cultura dos países de língua inglesa. Também existem cursos de verão e outros horários flexíveis. Existem bolsas.

Alguns cursos online:

Bosuu: É um curso que oferece algumas aulas gratuitas, mas é pago após o primeiro nível completo. Existem vários idiomas para se aprender eu fiz Inglês e Francês. O bosuu, para mim, é um dos melhores cursos online porque oferece uma comunidade integrada, ou seja você ajuda uma pessoa que quer aprender português e a pessoa de uma língua nativa do idioma que você quer aprender te ajuda também. Além disso o curso se concentra nos seus objetivos para aprender a língua se for trabalho, vai ser um método, se for para estudo é outro, turismo é outro.

Englishtown e Open English: São cursos online e pagos de inglês em que você aprende com um professor, cuja a língua materna é a inglesa, focando na pronuncia entre outros.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *