Quais são os melhores cursos de Engenharia no mundo?

Engenharia a aplicação de conhecimentos científicos de forma prática a fim de produzir novas utilidades. Por meio da criação, do desenho e da projeção, um engenheiro tem por missão desenvolver a solução de um problema, desde que analisando sua viabilidade econômica e técnica, e coordenando produção dessa solução.

Por mais que a engenharia acompanhe de perto as Ciências Exatas, nem tudo no reino dela é matemática ou objetos concretos. Vide a Engenharia Genética e sua relação íntima com as Ciências Biológicas. Esse é um exemplo de como a engenharia tem uma aplicação ampla, seja social, técnica, econômica, ambiental ou tecnologicamente. Para quem se interessa pela área, há pelo menos 35 tipos de engenharias. Dentre elas, engenharia aeronáutica, engenharia ambiental, engenharia de alimentos, engenharia industrial, engenharia biomédica, engenharia de pesca, engenharia nuclear, e outras.

engenhariamundo

No Brasil, a engenharia civil é uma das áreas mais concorridas para vagas em universidades, tendo um dos maiores cortes de notas no Sistema de Seleção Unificada de 2015. Igualmente, a área da engenharia mecânica e engenharia de produção estão entre as mais promissoras do mercado de trabalho em função do desenvolvimento econômico dos setores e investimentos industriais.

Conheça as melhores faculdades de engenharia do mundo

Recentemente, uma pesquisa da QS University Rankings fez o levantamento das melhores universidades do mundo, a partir da análise de cerca de 36 cursos.

Dentre os critérios de avaliação em questao, estavam: reputação acadêmica, reputação junto a empregadores, citações por paper, índice de produtividade e impacto da produção acadêmica, e número de especialistas de cada instituição. Para a área de engenharia, foram analisados os cursos de engenharia civil, engenharia elétrica e eletrônica, engenharia mecânica, engenharia de produção, engenharia aeronáutica e engenharia química. Os resultados foram os seguintes:
Cursos de Engenharia Civil

  1. Imperial College London – Reino Unido
  2. University of California, Berkeley (UCB) – Estados Unidos
  3. The University of Tokio – Japão
  4. Delft University of Technology – Holanda
  5. Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Estados Unidos

Cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica

  1. Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Estados Unidos
  2. Stanford University – Estados Unidos
  3. University of California, Berkeley (UCB) – Estados Unidos
  4. University of Cambridge – Reino Unido
  5. ETH Zurich (Swiss Federal Institute of Technology) – Suíça

Cursos de Engenharia Mecânica, Aeronáutica e Produção

  1. Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Estados Unidos
  2. Stanford University – Estados Unidos
  3. University of Cambridge – Reino Unido
  4. Imperial College London – Reuno Unido
  5. University of California, Berkeley (UCB) – Estados Unidos

Cursos de Engenharia Química

  1. Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Estados Unidos
  2. University of California, Berkeley (UCB) – Estados Unidos
  3. Imperial College London – Reino Unido
  4. University of Oxford – Reuno Unido
  5. University of Cambridge – Reino Unido

As universidades listadas não são novidades para estudantes e profissionais da área de engenharia. O MIT, que lidera três rankings, é um dos principais centros de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do mundo. Assim como a Universidade de Cambridge, que mais acumula vencedores do prêmio Nobel (65).

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *