O que é Sisutec

Com crise ou sem crise, a qualificação determina bastante o índice de empregabilidade de um indivíduo. A economia cíclica do país pede que haja formação constante de bons profissionais e qualificação da mão de obra já existente, a fim de corresponder a importantes demandas dos setores. O curso técnico é uma das principais vias, hoje, para conquistas um lugar à sombra do concorrido mercado de trabalho. Mesmo para aqueles que sonham em ingressar em uma graduação, o curso técnico é um preparo profissional mais curto e pode ser visto como ponte para o ensino superior.

sisutecEm algumas situações, chega a ser mais fácil conquistar uma vaga com um curso técnico do que com uma graduação. Portanto, quem parte para o curso técnico não está trocando a aposta de um nível de ensino por outro. Está, sim, tratando de agregar à sua formação. Desse modo, é bom ficar atento às oportunidades que aparecem tanto para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) quanto para o Sistema de Seleção Unificada de Ensino Técnico (Sisutec).

Os dois são programas do governo federal com o intuito de ampliar o acesso aos cursos técnicos do país. A diferença entre os dois está basicamente na seleção. No Sisutec, você pode usar a sua nota do Enem para obter uma vaga de curso técnico entre as diversas instituições públicas e privadas de ensino superior e tecnológico vinculadas ao Sistema S. O mesmo não é necessário para o Pronatec.

Como funciona o Sisutec

O Sisutec foi criado em meados de 2013. Ele oferta vagas gratuitas de ensino técnico duas vezes ao ano e, durante as inscrições, o estudante pode indicar até duas opções de curso. O sistema seleciona automaticamente os candidatos de acordo com as suas notas no Enem. Caso o candidato tenha uma nota boa para as duas opções de curso, ele será selecionado para a primeira opção sugerida no ato de inscrição.

Classificados para cursos de segunda opção ainda podem concorrer a vagas remanescentes, desde que não tenham realizado matrícula.

Quem pode fazer o Sisutec

Pessoas que concluíram o Ensino Médio e fizeram a prova do Enem do ano anterior, sem ter zerado a redação, estão aptas a concorrer a vagas de curso técnico do Sisutec. É a nota de desempenho do candidato que irá classificá-lo na seleção para as vagas disponibilizadas no sistema. 85% das vagas é destinada a oriundos da rede pública ou bolsistas integrais da rede privada.

É vedada a participação de indivíduos que já possuam vaga gratuita em curso técnico de nível médio ou em curso de graduação de instituições públicas.

Como fazer a inscrição no Sisutec

Fique de olho! O Sisutec abre vagas a cada início de semestre letivo. A inscrição é gratuita e é feita pela internet. Para se inscrever, o interessado deve usar seu número de inscrição e senha do Enem.

No ato da inscrição, deve pensar bem antes de escolher as opções de cursos técnicos. Elas podem ser alteradas até o fim do processo de inscrições. O candidato deve definir se vai concorrer a vagas destinadas a estudantes que tenham concluído o ensino médio em escola de rede pública ou privada. 85% das vagas são destinadas a concluentes de ensino médio da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. Há a opção também de reservas de vagas para negros, pardos e indígenas.

Cursos mais procurados no Sisutec

São altos os números de inscrições para os cursos do Sisutec. A edição de 2015 contabilizou cerca de 399.267 inscrições em todo o país, sendo que mais da metade se concentrou na região Nordeste. Isso reflete o grande interesse de profissionalização dos brasileiros.

Nessa mesma edição, o curso do Sisutec mais procurado pelos candidatos foi Técnico em Segurança do Trabalho, que prepara o profissional para planejar e orienta o sistema de segurança do trabalho, de modo a evitar riscos e acidentes aos colaboradores. O número de inscritos para Técnico em Segurança do Trabalho no Sisutec foi de 72.238; sendo o segundo curso do Sisutec mais procurado o Técnico em Logística, com 51.778 inscritos, e com maior número de vagas (13.316) disponíveis. As duas áreas são promissoras no mercado de trabalho e atraem quem deseja profissões inovadoras e com bons salários iniciais.

Em todas as edições do Sisutec, as áreas mais disponibilizadas são da saúde e da tecnologia. Veja algumas delas abaixo:

Técnico em Nutrição Dietética
Técnico em Desenho de Construção Civil
Técnico em Manutenção e Suporte em Snformática
Técnico em Química
Técnico em Cuidador de Idosos
Técnico em Eletrônica
Técnico em Análises Clínicas
Técnico em Farmácia
Técnico em Programação em Jogos Digitais
Técnico em Estética

O cronograma da seleção 2016 para o Sisutec ainda não está disponível, mas fique atento ao site do programa.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *