Mestrado nas Férias

Muitos profissionais, ao terminar a graduação, decidem por trabalhar no mercado, deixando de lado as pós- graduações e títulos. Já outros preferem se dedicar à uma vida acadêmica, se especializando e fazendo mestrado e doutorado.

 Entendendo a especialização

Uma especialização é mais fácil de ser feita. Ela dura cerca de um ano e meio, sendo um ano de aulas teóricas quinzenais e cerca de seis meses para elaboração do trabalho de conclusão do curso (monografia). Após a elaboração da monografia, há a defesa diante de uma banca e torna-se um especialista.

O mestrado nas férias

mestradonasferias4Já o mestrado tem a duração de dois anos a dois anos e meio, sendo cerca de dois anos para aulas teóricas semanais e seis meses para elaboração de uma dissertação, a qual você também deve defender diante de uma banca.

Por ter um horário mais intenso, com aulas semanais e dedicação do aluno com elaboração de artigos para serem defendidos em congressos e submetidos à anais, para fazer um mestrado muitos profissionais abandonam suas carreiras temporariamente para se dedicar à busca desse titulo.

O Mestrado de Férias

Para facilitar a vida dos profissionais que não querem dar uma pausa na carreira, foi lançado há pouco tempo o mestrado de férias. O curso foi formatado para os profissionais que tem uma vida cotidiana corrida, e as aulas são ministradas nos meses de janeiro e julho, quinzenalmente, durante dois anos. Após as aulas teóricas, o aluno terá até três anos para elaborar e defender a tese ou dissertação diante de uma banca, recebendo o titulo de mestre normalmente.

A primeira turma do mestrado de férias, iniciada em janeiro de 2008, foi somente para profissionais formados em Direito, e foi uma parceria com uma instituição da Argentina. Atualmente já existem Mestrados de Férias aqui no Brasil, em Caxias do Sul, Parnaíba, entre outros.

Para as pessoas que desejam o titulo de Mestre, mas tem uma carreira profissional a seguir, essa é a solução, pois, apesar de ser um curso de pós-graduação mais prolongado que o normal, o aluno recebe o título de Mestre normalmente, defende o título, baseado na tese ou dissertação como no mestrado acadêmico ou profissional, e tem a facilidade das datas.

O mestrado nas férias é valido no Brasil?

O Decreto nº 5.518, de 23 de agosto de 2005, do presidente da República Federativa do Brasil, prevê a admissão do título de doutor perante as instituições brasileiras. O Aprobatum coloca à disposição do doutorando, sem custo adicional, a assessoria do departamento jurídico do Aprobatum, no intuito de auxiliá-lo na tentativa de ter revalidado ou admitido seu título de doutor, na hipótese de indeferimento na via administrativa.

16 thoughts on “Mestrado nas Férias

  • dezembro 27, 2014 em 7:50 pm
    Permalink

    Boa tarde,
    Gostaria de mais informações sobre mestrado na área de educação. Quanto tempo demora, sew posso fazer boa parte online, se é reconhecido pelas CAPS no Brasil.
    Fico aguardando e agradeço.
    Nélia.

    Resposta
  • janeiro 15, 2015 em 10:21 pm
    Permalink

    Gostaria de informação sobre mestrado nas férias em Educação no Brasil

    Resposta
  • fevereiro 27, 2015 em 12:02 pm
    Permalink

    Solicito me enviarem informações sobre este mestrado nas férias na área de administração e economia com aulas em janeiro e junho.
    André

    Resposta
    • junho 7, 2016 em 4:32 pm
      Permalink

      Quais Estados, as cidades e instituições tem mestrado e doutorado de férias no Brasil? Eu Moro em sjc SP . O reconhecimento se cursada na Argentina é certo de eu (revalidaçao) conceguir?E o tempo? Qual custo hoje?

      Resposta
      • junho 8, 2016 em 11:55 am
        Permalink

        E certo de conseguir a revalidação. Você pode consultar nosso parceiro IESLA http://www.iesla.com.br são referência se tratando de mestrado e doutorado na Argentina.

        Resposta
  • março 11, 2015 em 4:40 pm
    Permalink

    Boa tarde,
    Solicito informações sobre o Mestrado de férias (valores, períodos, instituição, área de pesquisa, conceito CAPAS, formas de ingresso, o que houver).
    Agradeço desde já a atenção.

    Resposta
  • abril 25, 2015 em 2:04 pm
    Permalink

    gostaria de receber detalhamento do Mestrado em Educação, como jornada, valores do investimento, se é validado pelo MEC, como ingressar (matricula, Projeto ou seleção)

    Resposta
  • maio 20, 2015 em 3:05 pm
    Permalink

    Boa tarde;
    Gostaria de informação sobre mestrado nas férias em Educação no Brasil (local, valor,período)
    Grata

    Resposta
  • maio 20, 2015 em 6:20 pm
    Permalink

    Gostaria de saber informações sobre mestrado em educação. O tempo demora, se é reconhecido pelas CAPS no Brasil.

    Fico no aguardoo

    Resposta
    • maio 21, 2015 em 7:50 pm
      Permalink

      Marcelo,
      Depende do curso, na Argentina e Uruguai você consegue em até 2 anos completar seu mestrado com aulas apenas em janeiro e julho.

      Resposta
  • junho 2, 2015 em 12:46 pm
    Permalink

    Bom dia, gostaria de saber se tem algum mestrado nas férias na área da saúde e se voce poderia enviar o link
    Gratamente

    Resposta
  • agosto 14, 2015 em 3:04 pm
    Permalink

    Bom dia, gostaria de informações sobre mestrado em educação , mas à distância.
    Temas
    Inscrição
    Valor da matrícula
    etc..

    Resposta
  • setembro 24, 2015 em 9:04 pm
    Permalink

    Informações sobre mestrado nas férias no Brasil

    Resposta
  • abril 11, 2016 em 11:32 pm
    Permalink

    Olá, gostaria de saber mais sobre mestrado no Brasil, nas férias, que seja nas áreas ou de educação ou de Letras. Obrigada

    Resposta
  • julho 4, 2016 em 1:02 pm
    Permalink

    Bom dia,gostaria de mais informações sobre o mestrado no Brasil, durante as férias, nas áreas de Educação,sendo este `distância( inscrição,valor, período,local das provas ou defesa, e outras que julgarem_me necessárias ).Obrigada!

    Resposta
    • setembro 11, 2016 em 10:55 am
      Permalink

      Gostaria de saber mais sobre essa informação também…

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.