Mestrado nas Férias

Muitos profissionais, ao terminar a graduação, decidem por trabalhar no mercado, deixando de lado as pós- graduações e títulos. Já outros preferem se dedicar à uma vida acadêmica, se especializando e fazendo mestrado e doutorado.

 Entendendo a especialização

Uma especialização é mais fácil de ser feita. Ela dura cerca de um ano e meio, sendo um ano de aulas teóricas quinzenais e cerca de seis meses para elaboração do trabalho de conclusão do curso (monografia). Após a elaboração da monografia, há a defesa diante de uma banca e torna-se um especialista.

O mestrado nas férias

mestradonasferias4Já o mestrado tem a duração de dois anos a dois anos e meio, sendo cerca de dois anos para aulas teóricas semanais e seis meses para elaboração de uma dissertação, a qual você também deve defender diante de uma banca.

Por ter um horário mais intenso, com aulas semanais e dedicação do aluno com elaboração de artigos para serem defendidos em congressos e submetidos à anais, para fazer um mestrado muitos profissionais abandonam suas carreiras temporariamente para se dedicar à busca desse titulo.

O Mestrado de Férias

Para facilitar a vida dos profissionais que não querem dar uma pausa na carreira, foi lançado há pouco tempo o mestrado de férias. O curso foi formatado para os profissionais que tem uma vida cotidiana corrida, e as aulas são ministradas nos meses de janeiro e julho, quinzenalmente, durante dois anos. Após as aulas teóricas, o aluno terá até três anos para elaborar e defender a tese ou dissertação diante de uma banca, recebendo o titulo de mestre normalmente.

A primeira turma do mestrado de férias, iniciada em janeiro de 2008, foi somente para profissionais formados em Direito, e foi uma parceria com uma instituição da Argentina. Atualmente já existem Mestrados de Férias aqui no Brasil, em Caxias do Sul, Parnaíba, entre outros.

Para as pessoas que desejam o titulo de Mestre, mas tem uma carreira profissional a seguir, essa é a solução, pois, apesar de ser um curso de pós-graduação mais prolongado que o normal, o aluno recebe o título de Mestre normalmente, defende o título, baseado na tese ou dissertação como no mestrado acadêmico ou profissional, e tem a facilidade das datas.

O mestrado nas férias é valido no Brasil?

O Decreto nº 5.518, de 23 de agosto de 2005, do presidente da República Federativa do Brasil, prevê a admissão do título de doutor perante as instituições brasileiras. O Aprobatum coloca à disposição do doutorando, sem custo adicional, a assessoria do departamento jurídico do Aprobatum, no intuito de auxiliá-lo na tentativa de ter revalidado ou admitido seu título de doutor, na hipótese de indeferimento na via administrativa.

16 Comments

  1. Nélia Carvalhedo December 27, 2014
  2. LENI DOS SANTOS FREITAS January 15, 2015
  3. André February 27, 2015
    • Vera June 7, 2016
      • Eduardo Andrade June 8, 2016
  4. Helena Batista March 11, 2015
  5. MANUEL MARIA PINTO DA ROCHA RAMOS April 25, 2015
  6. Fernanda May 20, 2015
  7. MARCELO RODRIGUES RIBEIRO May 20, 2015
    • Eduardo Andrade May 21, 2015
  8. CAROLINA DOMINIQUE June 2, 2015
  9. sinara da silva August 14, 2015
  10. eliane bordin September 24, 2015
  11. Cristiane Venzke Nogueira April 11, 2016
  12. Márcia Risoleta Rocha da Costa July 4, 2016
    • dina amelia de oliveira September 11, 2016

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *