Mestrado em Contabilidade

Conteúdo nunca é demais, e isso pode ser um diferencial ao ingressar no mercado de trabalho. Uma especialização, um mestrado, uma pós-graduação ou um pós-doutorado complementam não apenas o currículo como também a bagagem e a formação do futuro profissional.

Anualmente milhares de pessoas se formam na graduação e é preciso se destacar dentre as várias opções, principalmente no ramo das ciências exatas. Uma solução para isso, e para os que possuem interesse na área, é o mestrado em contabilidade. Para os que querem se destacar dentro do mercado o que não falta é opção. Hoje tem-se mestrado em contabilidade em instituições públicas, instituições privadas, cursos à distância e até mesmo a opção de estudar fora do país. Mas é claro que é preciso observar antes qual a instituição na qual se deseja estudar, suas características, a grade curricular e como esta é vista entre os profissionais que atuam na área.

mestradocontabilidade23

Qual objetivo do Mestrado em Contabilidade?

O mestrado em contabilidade tem como principal objetivo preparar profissionais capacitados para atuar na controladoria de instituições públicas e privadas, além da habilidade para desenvolver pesquisas na área. O curso tem como meta preparar pesquisadores e docentes com o foco nas melhorias da área, como uso de softwares e outras tecnologias avançadas para dar mais precisão aos serviços contábeis, e que tenham preocupação com a construção da cidadania. Outro objetivo do curso de mestrado em ciências contábeis em universidades ao redor do país é fazer com que os profissionais sejam capazes de diagnosticar potencialidades e vocações organizacionais para a elaboração de projetos, além de instruir e estimular o mestrando a produzir conhecimentos relevantes na área da Controladoria e da Contabilidade. A cereja do bolo, claro, é inserir no mercado de trabalho docentes capazes de acrescentar.

 

Quantitativamente e qualitativamente na área contábil de empresas públicas e privadas, levando em consideração que essa área é vital para a sobrevivência de uma empresa, principalmente no que tange às áreas de auditoria, consultoria e controladoria pelo estado e suas divisões de impostos.

mestradocontabilidade2

Há uma demanda dentro da área e o mercado está sempre em busca de novos profissionais capacitados que possam intervir de forma construtiva nas decisões e na alta gestão de uma empresa. E não faltam opções de cursos dentro dessa área. Existem muitas escolas aptas a formar tais profissionais e que já possuem um nome e uma boa imagem dentro do mercado. Portanto, é preciso apenas buscar conhecê-las e analisar qual desperta maior interesse para, então, ver como funciona o processo de seleção.

Onde fazer um Mestrado em Contabilidade?

Uma das opções de mestrado no exterior é o projeto de Mestrado Estocolmo Uppsala em Contabilidade, Auditoria e Análise que aborda a parte teórica e prática no âmbito nacional e global, além da Universidade de Porto, em Portugal, que também é uma ótima opção. Esse projeto está entre um dos programas de intercâmbio para estudantes de mestrado. E dentre as instituições de renome que possuem o mestrado em contabilidade no Brasil podemos destacar a Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, a PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, a UFBA (Universidade Federal da Bahia) e a FURB (Universidade Regional de Blumenau).
Outras instituições:
Fortaleza- UFC- Universidade Federal do Ceará – Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria
Salvador- UFBA- Universidade Federal da Bahia – Mestrado em Contabilidade
Brasília- UnB, UFPB e UFRN- Universidade de Brasília – Mestrado em Ciências Contábeis
Vitória- UFES- Universidade Federal do Espírito Santo – Mestrado em Ciências Contábeis
Belo Horizonte- UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais – Mestrado em Ciências Contábeis
João Pessoa- UnB, UFPB e UFRN- Universidade Federal da Paraíba – Mestrado em Ciências Contábeis
Curitiba- UFPR- Universidade Federal do Paraná – Mestrado em Contabilidade
Recife- UFPE- Universidade Federal de Pernambuco – Mestrado em Ciências Contábeis
Rio de Janeiro- UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro – Mestrado em Ciências Contábeis
Natal- UnB, UFPB e UFRN- Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Mestrado em Ciências Contábeis
São Leopoldo- UNISINOS- Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Mestrado em Ciências Contábeis
Florianópolis- UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina – Mestrado em Contabilidade
Ribeirão Preto- FEA-RP/USP- Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo – Mestrado em Controladoria e Contabilidade
São Paulo- FEA/USP- Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – Mestrado em Controladoria e Contabilidade

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *