Intercâmbio na Noruega – Informações e Dicas

Muita gente pode ficar com uma pulga atrás da orelha ao viajar para um país que tem menos habitantes, em todo o seu território, do que a cidade de São Paulo sozinha, como é o caso da Noruega. No entanto, esse “pequeno gigante” europeu é um dos melhores destinos para intercambistas que querem entender mais da cultura de um povo que valoriza a dignidade humana acima de tudo.

Quem faz intercâmbio na Noruega descobre dados interessantes sobre esse que é classificado um dos melhores lugares do mundo para se viver (tendo sido o primeiríssimo lugar da lista por dez anos consecutivos). Isso se deve a fatores como a alta abrangência da previdência social e do investimento alto em itens como segurança, educação, saúde e bem-estar. Apesar de tantas coisas boas, apenas 3% de todo o território norueguês pode ser habitado, o que explica seu baixo índice populacional.

noruega

Àqueles que se arriscam a uma visita ou intercâmbio por lá, a Noruega bonifica com as paisagens mais maravilhosas que os olhos podem ver, com montanhas e ilhas que mais parecem saídas de cenários de cinema. A cozinha do país também não deixa a desejar, e é literalmente um prato cheio para quem curte pratos com peixes, principalmente com bacalhau. E a vida social também pode ser bastante agitada, já que os noruegueses também gostam muito de se divertir. Os Jogos Olímpicos de Inverno são épocas intensas para o país, já que suas seleções se destacam bastante em todas as modalidades do evento – ou seja: ir para lá em época de Olimpíadas de Inverno pode dar ao intercambista uma experiência bem inusitada de idolatria e paixão pelos esportes.

mapa-noruega

 

Documentos e informações sobre o Intercâmbio na Noruega

Os documentos para morar no país, como visto e matrícula escolar, podem ser facilmente conseguidos através de uma agência que realiza intercâmbios para a Noruega. A Noruega não está na zona do Euro, ou seja, não faz parte da União Europeia, então é sempre bom ter uma consultoria quanto aos gastos e investimentos no país. A moeda, lá, é a Coroa Norueguesa.

Brasileiros que fazem intercâmbio na Noruega devem se preparar, positivamente, para o choque cultural. O país, que patrocina o Prêmio Nobel, cuida do desenvolvimento humano e tem em sua educação um dos principais pilares políticos. Além de ser um país agradável aos olhos – e socialmente educado, onde comumente o turista se sente acolhido –, também é um país extremamente preocupado com a formação de seus cidadãos. E isso, claro, é uma ótima notícia para quem procura o país para estudos, nem que seja por alguns meses apenas.

Para os estudantes dos países que não fazem parte da União Européia (EU), são os seguintes os programas de intercâmbio estudantil aceitos pelas autoridades norueguesas:

  •  AFS (American Field Service)
  • Rotary
  • YFU (Youth for Understanding)
  • STS High School Foundation
  • Røde Kors Nordisk United World College
  • Fulbright
  • American Scandinavian Student Exchange

Algumas informações importantes sobre a Noruega:

Idioma: Norueguês, com algumas variações entre o bokmål (“língua dos livros”) e o nynorsk (“novo norueguês)
Fuso Horário: UTC +1, ou seja, 5 horas a frente do horário de Brasília.
Moeda: Coroa norueguesa
Comida Típica: Salmão defumado, Lompe (crepe feito de batata), Polse med lompe (salsichas pequenas enroladas num lompe, com ketchup)
Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro: Rua Lauro Müller 116/ Sala 2206 – Torre Rio Sul – Botafogo CEP: 22.290-160 Rio de Janeiro – RJ,  Brasil

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *