Intercâmbio na Áustria – Informações e Dicas

Quer aprender alemão mas não quer ir para o lugar mais óbvio, que é a Alemanha?
Prepare-se, então, para um intercâmbio na Áustria: país vizinho à nação germânica, a Áustria surpreende o turista (e o intercambista) por ser autêntico e cheio de cultura.

A boa notícia para quem pensa em intercambiar por lá é que a Áustria é um dos países mais baratos da Europa. Terra de Mozart e Beethoven, o país se destaca em toda a Europa pelos seu programas de high school, para estudantes que ainda não saíram do ensino médio brasileiro. Para esse público, a Áustria se mostra excelente, pois ostenta boas taxas de qualidade de educação e segurança. A qualidade de vida, em geral, também apresenta altos índices no país.

intercambio-austria

No geral, a Áustria é um país curioso e bonito. Faz fronteira com Itália, Suíça e Alemanha (o que pode render boas visitas aos países vizinhos em época de férias) e tem paisagens que contam com picos nevados, lagos cristalinos e bosques verdes, que remetem a filmes e, principalmente, a desenho animados. Além disso, pelo seu background de mestres que citamos no início do texto, o solo austríaco respira – e inspira – muita cultura, principalmente musical. Museus, palácios, teatros e parques comumente apresentam muito da cultura local. Os museus recebem diversos musicais.

Quem gosta de uma boa cervejinha estará em casa na Áustria – e poderá recuperar os momentos de excesso em diversão através da atividade física; a capital, Viena, é repleta de ciclovias, então nem adianta tentar arrumar desculpas para não subir na bike e pedalar todas as cervejas que tomou. A cozinha austríaca também pede bastante cuidado à saúde, porque com suas gostosuras ela é um convite a ainda mais excessos…

mapa-austria

Ao contrário do que muita gente pensa, a Áustria não tem a frieza social que outros países de língua alemã têm (ou que a gente acha que tem). Seu povo é bastante receptivo e, por viverem um país pequeno, os austríacos estão sempre abertos a compartilhamento de experiências e novidades. Quem escolhe o país como destino tende a aperfeiçoar bastante o idioma alemão, língua oficial da Áustria, e, em meio às emoções da viagem, ter experiências sociais e culturais incríveis.

Se você estiver interessado em viajar para a Áustria, a dica é encontrar uma agência de intercâmbios para te auxiliar na escolha da cidade de destino, época do ano (o país tem invernos muito rigorosos, por exemplo) e documentos para dar entrada nos processos de visto e matrícula. E não é só porque o high school é forte por lá que os mais velhos não possam ir estudar; muito pelo contrário: a educação pra vida toda é uma preocupação dos austríacos – e isso significa que você pode encontrar universidades que vão te deixar absolutamente de queixo caído.

Algumas informações importantes sobre a Áustria:

Moeda: Euro
Idioma: Alemão
Fuso Horário: UTC +1, ou seja, 5 horas a frente do horário de Brasília.
Comida Típica: Frittatensuppe (panquecas cortadas em tiras finas imersas um caldo de carne), Goulash (ensopado de carne em cubinhos com um molho feito com cebola, pimenta e páprica)
Temperatura: A temperatura média é de 25 ° C, no Inverno chega a -3 ° C.
Consulado geral da Áustria: Av. Doutor Cardoso de Melo, 1470 – conj. 711- Ed. Net Office – Vila Olímpia – São Paulo

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *