Engenharia Mecânica: área de atuação e média salarial

Escolher carreira profissional não é uma das missões mais fáceis. Principalmente, quando se pensa em uma profissão para a vida toda. Nesse caso, não basta apenas um teste vocacional, é necessário investigar áreas de atuação, como se dá o auge das profissões, quais são os perfis profissionais mais procurados, e também se a profissão sonhada tem um bom retorno financeiro.

Se você está nessa fase, e está pensando seriamente em fazer Engenharia Mecânica, continue lendo este post. O principal objetivo aqui é ajudar você a entender o curso, a profissão, responsabilidades e mercado.

O que é Engenharia Mecânica?

Área da engenharia que projeto, constrói, analisa, opera e faz a manutenção de sistemas mecânicos. É um dos cursos mais antigos do Brasil, tendo grande espaço no mercado industrial de todo o tipo, desde o têxtil até a petroquímica.

Quem é o profissional da Engenharia Mecânica?

Quem faz o curso de Engenharia Mecânica se torna engenheiro mecânico. Ele é o profissional responsável pelo desenvolvimento de equipamentos mecânicos e eletromecânicos, veículos automotores, eletrodomésticos, brinquedos, sistemas de produção e instalações e sistemas termodinâmicos das indústrias.

Qual a formação de um engenheiro mecânico?

engenhariaPara exercer a atividade de engenheiro mecânico, é necessário realizar o curso de bacharelado em Engenharia Mecânica por cerca de 5 anos. O curso é composto por disciplinas iniciais comum às engenharias, portanto, o futuro engenheiro mecânico tem acesso a disciplinas relacionadas à área da física, da matemática, da química, estuda termodinâmica, processos de transformação, sistemas mecânicos e outros. Durante o curso, o estudante desenvolve habilidade de desenho para desenvolvimento de projeto de máquinas. Para formar, ele necessita fazer estágio e apresentar trabalho de conclusão de curso.

Quais são as principais responsabilidades de um engenheiro mecânico?

O engenheiro mecânico projeta maquinário, organiza processos de armazenagem, define normas no processo de produção, produz moldes de peças, cria protótipos, faz manutenção de aeronaves etc. Ele também pesquisa tecnologias de ponta, projeta usinas e fábricas.

Quais são as áreas de atuação da Engenharia Mecânica?

O engenheiro mecânico pode atuar em projetos de fabricação de máquinas e equipamentos, em projetos de linhas de produção mecânica, assim como em coordenação de processos mecânicos.

Como é o mercado de trabalho para um engenheiro mecânico?

O mercado de trabalho para as engenharias tem crescido em 2015. Mas as indústrias automobilística e aeronáutica ainda são as que mais empregam engenheiros mecânicos. Mas ele ainda pode atuar em setores de energia, em indústrias de exploração de petróleo, na área de biociências, em assessoria de hospitais, clínicas de ergonomia e reabilitação e mecânica de esportes. Segundo especialistas da área, as regiões com maior empregabilidade em Engenharia Mecânica são Sudeste e Nordeste. O salário está entre R$ 4 mil e R$ 35 mil.

salarioengenharia

 

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *