Doutorado a distância

Para quem deseja dar um grande salto na sua vida profissional, uma das melhores alternativas é fazer um curso de doutorado e a boa notícia é que há opções de cursos que podem ser feitos a distância, o que facilita e muito a vida de muitos profissionais.

Não basta somente fazer um simples curso de graduação para fazer diferença no mercado, onde a competição é cada vez mais acirrada, portanto é de suma importância que se faça um curso de doutorado, mas muitas pessoas devido à correria do dia-a-dia, os profissionais não possuem muito tempo disponível.

Uma das opções que podem ajudar e muito estes profissionais são os cursos de doutorado, ou seja, além de o aluno ter a possibilidade de estudar de onde desejar, geralmente os cursos são mais baratos que um curso tradicional presencial.

O grande objetivo deste curso é fazer com que os profissionais tenham um diploma de doutorado e assim poder ser doutor em alguma especialidade de seu curso de nível superior, além da possibilidade de se dar aula para formar alunos para serem mestres ou em cursos de graduação e pós-graduação.

Além de todas estas possibilidades, os profissionais podem desenvolver diversos tipos de trabalhos e pesquisas com o objetivo de atender uma demanda muito específica no mercado, o que se consegue somente com este tipo de curso. Com o avanço do ensino a distância no Brasil, cada vez mais pessoas estão procurando este tipo de curso, portanto se deve fazer uma pesquisa criteriosa para escolher tanto a instituição de ensino quanto o tipo de curso que pretende fazer, pois é um tipo de curso que pode fazer toda a diferença em um currículo e fazer uma má escolha pode comprometer toda a sua carreira profissional.

E a boa notícia é que há tantos cursos de doutorado a distância tanto de graça quanto pago, como no caso da universidade aberta Brasil, onde os profissionais principalmente da área da educação tem uma alternativa para se aperfeiçoarem e crescerem profissionalmente e o melhor de tudo: de graça.

Como funciona o Doutorado a Distância

Estudar anos a fio até chegar ao doutorado é motivo de muito orgulho. Você se dedica, se estressa, se reposiciona no mercado e se torna especialista em alto nível em algum assunto. Poucos estudantes chegam até lá. Alguns se conformam com a graduação, outros desistem após o mestrado. Doutorado, realmente, é para quem não quer parar nunca. Se você é assim, mas tem se cansado com a longa rotina de estudos, aposte no doutorado a distância ou online.

Com o título de mestrado em mãos, busque uma instituição que ofereça a pós-graduação a distância. Ele é o comprovante do seu alto nível de especialização e que, assim, te habilita a ingressar em um doutorado seja a distancia ou presencial.

A seleção para o doutorado a distância varia de instituição para instituição. Algumas simplificam o processo em apenas uma etapa, que pode ser análise de projeto de pesquisa ou entrevista oral. Em geral, é exigido o conhecimento em uma língua estrangeira específica, haja vista que  curso de doutorado a distancia dura até quatro anos, sendo que um terço dele é destinado à carga horária de aulas online. O restante é dedicado a pesquisas e produção da tese a ser defendida presencialmente no final do curso.

Para facilitar o aprendizado a distância, os programas de doutorado a distância precisam ter um sistema virtual a fim de intermediar a educação online. Por meio dele, devem ser disponibilizados materiais de ensino e orientações sobre a sequência de atividades inerentes ao curso.

Assim como no doutorado presencial, o doutorado a distância também exige uma intensa atividade acadêmica, com devida produção de artigos e participação em eventos da área de pesquisa.

Onde fazer Doutorado a Distância

Para fazer seu doutorado a distância no Brasil, busque uma instituição de ensino que tenha aprovação no MEC. Caso o doutorado a distância tenha programa no exterior, prime pela qualidade e excelência no ensino da instituição. Comece consultando as opções de linhas de pesquisa e suas ementas curriculares, o currículo lattes de cada professor titular, substituto e convidado, verifique a agenda de seminários do programa e quais teses já foram defendidas, analise, se existem grupos de pesquisa e extensão etc.

No site da Capes, você pode consultar cursos de doutorado a distância recomendados. Esses cursos têm nota até 3 de avaliação. Mas já aqui, nós indicamos algumas instituições onde você pode fazer doutorado a distância. Veja!

Funiber
Iesla
Universidade Aberta do Brasil
Master Educacional

Gostou do nosso artigo? Recomende outras instituições que oferecem doutorado a distância, e deixe nosso artigo mais rico em informação.

Diploma de Doutorado a Distância vale no Brasil?

O diploma de doutorado a distância é válido no Brasil, desde que os programas de pós-graduação sejam reconhecidos pelo MEC e autorizados pela Capes. Se o doutorado a distância for de um programa em outro país, o doutorando deverá entrar com pedido de validação do curso em uma universidade brasileira que possua um programa semelhante àquele pelo qual ele está se formando.

Para isso, o estudante deve reunir todos os documentos do doutorado e homologar o pedido na instituição de ensino. Os documentos básicos para validação de doutorado a distância no Brasil são:

  • cópia do diploma
  • histórico escolar
  • grade curricular + ementa de cada disciplina
  • ata de defesa da tese
  • cópia da tese

Outros documentos possivelmente serão solicitados, no entanto, variam de instituição para instituição. Os documentos acima deverão ser reconhecidos em cartório antes e, certamente, pela Embaixada do Brasil no país de origem do programa que você participou.

One Response

  1. Manuel André da Costa Canguezeze May 28, 2015

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *