Conquiste sua vaga de Medicina pelo Prouni

Quando se considera a concorrência no Sistema de Seleção Unificada (SISU) com base no número total de candidatos por vaga, a lista de cursos mais disputados é liderada por medicina. A segunda edição do SISU 2015 teve mais de 1,2 milhão de inscritos. Dentre eles, 169.847 candidatos para os cursos de medicina das universidades públicas do país, o que significou um índice de 120,46 candidatos por vaga. E o curso de medicina mais disputado foi o da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com nota de corte de 819.41; e a menor nota de corte para medicina foi da Universidade Santo Amaro, no interior de São Paulo, com 700.94 pontos. Na sequência de medicina, estavam os cursos de direito, administração, engenharia civil, pedagogia, psicologia e nutrição.

medicinaprouniA ampla concorrência para o curso de medicina é uma barreira quase intransponível para quem deseja realizar o sonho da graduação na área e não tem condições de pagar o curso em instituição de ensino privado, cujo valor de mensalidade pode chegar até R$ 7 mil. Isso sem contar com outros custos advindos da dedicação integral ao curso da saúde que, inclusive, acaba por dificultar a realização de trabalhos extras.

Para estudantes que não abrem mão do curso de medicina, vale apostar no Programa Universidade para Todos (Prouni), do governo federal, que auxilia pessoas – com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa – a conquistarem uma vaga em faculdades privadas. As bolsas de estudos vão de 50 a 100%. É ou não uma boa oportunidade para dar um passo importante no sonho de ser médico?

Como participar do Prouni?

Todos os anos, são oferecidas vagas para medicina em todo o país. Para obter uma bolsa do Prouni e cursar medicina, você precisa primeiro fazer o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). É a sua pontuação do Enem que servirá de base para a seleção automática das faculdades.

De posse do seu número de inscrição e senha (caso você não lembre, entre no site do Enem e recupere seus dados) no Enem, acesse o site do Prouni, consulte as vagas e faculdades disponíveis para o curso de medicina e se inscreva.

Leia sobre: Faculdade de Medicina qual escolher.

Candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar pela concorrência de bolsas de cotas.

doctor with male patientSão realizadas duas chamadas disponibilizadas no próprio site do Prouni. Após isso, é necessário que o estudante compareça com todas as documentações na universidade onde ele obteve vaga. Para esse caso, é importante que ele entre em contato com o departamento ou acesse o site para ter conhecimento do período de matrículas e outras informações da instituição.

Requisitos para se inscrever no Prouni

No Prouni, o candidato ao curso de medicina pode obter desde uma bolsa parcial (50%) até uma bolsa integral (100%). As bolsas integrais são destinadas aos perfis de candidatos cuja renda bruta familiar é de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Paralelo a esses requisitos, abaixo está o perfil completo de quem pode se inscrever:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *