Como saber a nota do enem

Para começo de conversa não tem como os candidatos calcularem com uma exatidão a nota do ENEM – Exame nacional do ensino médio, apenas o INEP tem a forma de fazer o cálculo, sendo que o intuito de tudo isto é não calcular uma média existente de desempenho global, tudo isto apenas deverá apresentar as médias das provas de forma separada.

enemnota

Toda a prova do Enem tem cinco notas, e uma para cada uma das áreas de conhecimento avaliados, com uma das Ciências da Natureza, bem como as Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, além de uma média de redação. Com isto para o cálculo das médias em cada uma das quatro áreas utilizadas, é utilizada uma metodologia de teoria de resposta ao item do TRI que procura medir o conhecimento a partir de um comportamento que é observado em testes. Para o caso de uma redação por exemplo, os critérios são os mesmos critérios determinados do Enem antigo.

Para que se possa distribuir todas as vagas através do Sistema de Seleção Unificada o SISU do Ministério da Educação do MEC todas as instituições acabam determinando os seus próprios pesos de cada uma das provas do Enem.

 

Como é feito o cálculo da nota do Enem?

Bem diferente de uma prova comum, a nota do Enem em cada uma das áreas não representa simplesmente um número de questões determinadas que o estudante acabou acertando em sua prova. Em cada uma de suas quatro áreas que são avaliadas, a média que é obtida depende muito da dificuldade de todas as questões que se erra e também se acerta, e de toda a sua consistência das respostas. Por este motivo todos os estudantes que acertam um mesmo número de questões poderão contar com várias médias diferentes.

Tudo depende do que irá representar a nota. Normalmente a média dos exames deverá ficar em algo próximo de 500 pontos, e por este motivo quanto mais distante deste número for a sua nota do estudante, para cima, maior deverá ser o desempenho que ele teve com relação as médias dos participantes.

Afinal, qual a fórmula de Como calcular a nota do Enem?

O primeiro cálculo é feito dividindo por 100 o seu desempenho no Enem, em cada uma das quatro notas.  Por exemplo:

Nota do Enem: 825 — 825/100 —=8,25.

Nota da redação do Enem: 625 — 625 x 0,008 —= 5,0

Nota aproximada das questões discursivas – 1,5 – 5,0 1,5 —= 6,5 (final).

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *