Como funciona a faculdade semipresencial

Enquanto uns discutem a eficiência das faculdades de ensino à distância versus faculdades presenciais, surge a modalidade de faculdade semipresencial. O interessante é que toda e qualquer nova modalidade, mesmo sendo vista como ameaça à formação educacional, nasce como opção para a promoção do ensino face às dificuldades do mundo moderno. Enquanto o ensino à distância é uma opção para estudantes que desejam graduação, mas enfrentam o desafio da falta de tempo e da necessidade de deslocamento, o curso semipresencial utiliza métodos do ead para condensar conteúdo.

faculdade-semipresencial

 

A dúvida sobre a eficácia da modalidade recai sobre a dedicação do aluno. Muitos especialistas alegam que a avaliação de eficiência não deve pairar somente sobre o tipo de modalidade, pois cria uma comparação desnecessária sobre as opções de ensino. Como todo curso, a instituição é vista como parceira e intermediadora do ensino, por isso, para que a faculdade semipresencial seja bem aproveitada, o estudante deve se dedicar a ela tal qual se dedicaria a uma faculdade presencial. Da mesma forma como essa, a faculdade semipresencial possui testes, trabalhos, seminários que avaliam o nível de aprendizado do estudante.

O que é Ava?

O ava é um Ambiente Virtual de Aprendizagem, a maioria das universidades e faculdades semi presenciais utilizam ele. O Ava é um espaço interativo onde alunos, professores e até funcionários da instituição acessam áreas exclusivas onde tem informações sobre o curso, atividades, material e etc.
A navegação por ele é bem simples o que facilita o aprendizado.

Faculdade semi presencial funciona?

faculdadeComo grande parte do contato entre instituição e estudante é realizado no ambiente virtual, é fundamental que o corpo docente passe por um processo de treinamento que o qualifique a lidar com a tecnologia, principal aliada do ensino à distância e do ensino semipresencial. Para que ela não quebre o estímulo à aprendizagem, o professor necessita entender de didática aplicada à tecnologia. Da mesma forma, o estudante também deve exigir treinamentos e tutoriais que facilitem o uso dos sistemas de ensino, de modo que ele aproveite todos os pontos positivos oferecidos pela faculdade.

Porém, obviamente, nem só de ambiente virtual funciona o ensino semipresencial. Como a própria terminologia adverte, parte do curso é realizado em sala de aula, mas em uma proporção bem menor do que as atividades online. Por exemplo, frequenta duas vezes por semana o pólo da instituição mantenedora do curso, sendo o percentual de frequência um indicador de aprovação. Uma vantagem de ter um pólo físico para quem opta pela faculdade semipresencial é o estudante poder contar com uma estrutura física com laboratórios e bibliotecas como suporte.

A ideia, segundo as coordenações de faculdades semipresenciais, é criar vínculos entre alunos e professores, e entre alunos e alunos. Ou seja, a faculdade semipresencial tem por objetivo unir o melhor das modalidades presencial e à distância, se tornando uma opção validadora para quem necessita fazer o ensino superior, ter qualidade de ensino, mas não tem muito tempo para frequentar a sala de aula.


Como funciona a avaliação na faculdade Semi Presencial?


Os alunos são avaliados em duas modalidades: Prova Presencial, essa prova acontece no final de cada módulo do curso escolhido, em datas divulgadas anteriormente pela faculdade (consta no calendário acadêmico) ela é elaborada pelo professor e é aplicada por um tutor nos núcleos presenciais da universidade. Também acontece a Avaliação Eletrônico, que é realizada virtualmente com datas estipuladas pela faculdade. Além disso o aluno deve frequentar no mínimo 75% das aulas virtuais. Lembrando que o diploma do curso semi presencial é válido em todo Brasil e também é reconhecido pelo Mec.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *