Como Fazer um Artigo

Muitas pessoas têm a idéia do que querem escrever para um artigo ou um artigo científico e tem vontade de escrever, mas na hora de começar vem aquela a dúvida de como fazer um artigo. Há várias dicas de como fazer um artigo com etapas que podem auxiliar no processo de construção de um texto, desde a escolha do tema, como introduzi-lo, como desenvolvê-lo e como finalizá-lo.

Os artigos podem ser elaborados para revistas, jornais, para uma disciplina, para um professor, dentre outras finalidades. E quando se tem o hábito de escrever é mais fácil fazer um artigo.

como fazer artigo

Vamos aqui a algumas dicas de como fazer um artigo que podem facilitar a escrita. O mais importante ao se escrever um artigo é escolher um tema a ser trabalhado. Para isso há duas possibilidades: ideias que surgem na cabeça – e, nesse caso o mais indicado é registrá-las antes que se esqueça delas – ou a realização de brainstorming para a escolha do tema ou o assunto proposto pelo professor ou o chefe.

Escolhido o tema é preciso escolher quem será o leitor do artigo publicado. Ou seja, a quem o artigo será direcionado, quem será o público alvo desse material. Diante disso é preciso compreender como esse público age para definir a melhor forma de abordar o assunto para facilitar seu entendimento. Após escolher o tema é de suma importância pesquisar sobre ele.

Tenha domínio daquilo que se está escrevendo

É preciso ter domínio daquilo que se está escrevendo para que não haja erros e para que as ideias soem claras e de fácil entendimento. O tema foi escolhido, o público foi definido e o assunto já foi pesquisado. Resta agora começar a escrever, mas ainda não está claro como fazer um artigo. Não há motivos para se alarmar, o primeiro passo é saber qual o tamanho do artigo que irá ser produzido. Após ter isso em mente a pessoa deverá fazer uma lista com os principais tópicos a serem colocados no texto.

Feita a lista, chega a hora de colocar uma ordem de qual informação deverá vir antes, qual é mais importante e qual poderá encerrar.

Após ter a lista de itens a serem escritos na ordem, a próxima tarefa é desenvolver as ideias. O primeiro parágrafo deverá relatar qual é o assunto e quais os objetivos do artigo. E a principal dica de como fazer um artigo é deixar o leitor curioso sobre o assunto. A pessoa ao ler o primeiro parágrafo deverá ser instigada a ler o resto do texto.

Terminado o primeiro parágrafo é hora de pegar as idéias desenvolvidas sobre cada tópico e organizá-las nos parágrafos seguintes tendo como foco uma evolução no tema. É preciso que a pessoa entenda a evolução do assunto e como um tópico chegou ao outro.

Conclusão do Artigo

A conclusão do artigo é de suma importância uma vez que, como as pessoas dizem, a última impressão é a que fica. Por isso, é preciso que ele encerre o assunto passando por todos os tópicos trabalhados no texto de forma a concluí-lo.

Por fim, terminado o texto, resta ao escritor reler várias vezes. É preciso buscar erros de ortografia, ver se o texto está claro e se as ideias estão bem organizadas. Parece complexo e trabalhoso, mas à medida que se escreve artigos e cria-se o hábito de escrever essas etapas todas ocorrem rapidamente e o artigo é produzido de forma mais simples e rápida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.