Como Fazer um Artigo Científico

Um artigo científico é mais trabalhoso do que um artigo normal. Diante disso as pessoas possuem muitas dúvidas sobre como fazer um artigo científico. É claro que muitas etapas se assemelham a um artigo sem ser científico, mas há alguns aspectos a serem levados em consideração e que o diferem de um texto normal.

A primeira diferença observada em um artigo científico é o seu formato. Ele possui uma ordem que deve ser seguida por se tratar de um formato padrão. Necessariamente ele deverá vir com um título centralizado seguido do nome do autor ou dos autores no canto direito da página. Logo após ele é dividido em diferentes partes que auxiliam na organização do texto e que geram uma evolução do conteúdo. A primeira parte do artigo é o resumo. Trata-se do assunto que será trabalhado no artigo científico e que vêm seguido por palavras-chave que nada mais são do que palavras que sintetizam o assunto relatado ou que possuem conexão com o mesmo.

comofazerartigocientifico-fb

Logo após o resumo vem a introdução. Essa parte introdutória deverá relatar o tema abordado juntamente com suas ramificações. Além disso, é nessa parte que a pessoa justifica o motivo de ter escolhido aquele assunto para trabalhar e qual é o objetivo final que ela pretende ao escrevê-lo. São vários detalhes que ampliam a dúvida de como fazer um artigo científico. Por isso é de suma importância que se coloque na introdução a metodologia utilizada para a elaboração do artigo científico.

Esqueleto do Artigo Científico:

artigocientifico

Quando escrevemos um texto seguimos um padrão de escolha do tema, escolha do público-alvo, pesquisa do assunto, parágrafo introdutório, desenvolvimento do assunto e conclusão. E isso não é diferente quando se pensa em fazer um artigo científico. A diferença é que cada parte é separada por um título e os textos possuem formatações diferentes.

Com isso, na sequência temos o desenvolvimento do artigo científico. Nele são colocadas de forma organizada as informações na qual a pessoa se baseou para redigir o artigo. O desenvolvimento é dividido em seções e subseções de forma que ele apresente a metodologia aplicada no estudo, a fundamentação teórica, os resultados obtidos nas experimentações e as discussões geradas acerca do assunto. Vale ressaltar que é nessa parte que o autor explora o uso de citações para dar maior credibilidade as informações postas no artigo.

Feito o desenvolvimento do assunto vem o momento de finalizar o texto. Na conclusão, o autor narra as respostas dadas aos questionamentos propostos sobre o assunto e, caso haja estudo de casos ou uma experimentação, é colocado o resultado final. Durante o artigo científico o autor propõe hipóteses sobre o tema que serão validadas na conclusão, ou seja, é nesse momento que o autor confirma o que deu certo e quais informações sobre o tema procedem.

Como concluir um Artigo Científico:

Após a conclusão, alguns autores optam por colocar considerações finais sobre o assunto. Nessa etapa são colocadas opiniões pessoais sobre o assunto e sobre o processo de construção do artigo.

Por fim, colocam-se as referências bibliográficas que nada mais são do que as fontes de pesquisa que o autor se baseou para desenvolver as idéias, levantar hipóteses e gerar conclusões sobre o assunto.

Parece complexo quando se pensa nas etapas de como fazer um artigo científico, mas ele nada mais é do que uma organização das idéias em diferentes partes com o uso de títulos para separá-las. Mas não é nada muito complicado, a prática leva à perfeição e, quanto mais se escreve, mais fácil fica daí em diante para redigir novos artigos.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *